A montadora sul-coreana SsangYong teve seu processo de fusão com o KG Group aprovado pelas autoridades de seu país e agora deve tomar novos rumos após um complicado processo de falência.
A SsangYong ficou conhecida no Brasil por vender veículos com visuais bem diferentes, alguns dizem ousados e outros esquisitos, utilizando mecânica Mercedes-Benz. A empresa vendeu quase 20 mil carros no país, mas não conseguiu se estabelecer e se retirou do mercado.
A marca estava sob domínio da indiana Mahindra, mas nem assim conseguiu sair do fundo do poço. Agora a empresa terá nova administração e tentar uma reabilitação no mercado.
A primeira medida foi uma mudança de nome no início deste mês. Agora ela se chama KG SsangYong Mobility. As informações são do site automotivo Drive.
O KG Group atua principalmente no setor químico da Coreia do Sul. A fusão foi aprovada pelo tribunal coreano de falências e também por 95% dos acionistas da Ssangyong.
Não foram divulgados valores, mas meios sul-coreanos informaram que o valor é três vezes maior que outra tentativa de fusão com a Ssangyong oferecido pela Edison Motors em 2021 e que não foi aceito pelos sócios.
Apesar das dificuldades e do processo de falência, a Ssangyong continuou projetando e desenvolvendo veículos nos últimos anos. Seus carros atualmente no mercado da Coreia são o Korando e o Torres (fotos acima), que teve uma variante elétrica desenvolvida.