Preço do Essenza SCV12 ainda não foi revelado pela fabricante italiana
Imagine você comprar um carro – no caso um supercarro – e ser proibido de tirar da garagem para dar uma voltinha por aí… Pois é o que deve acontecer com os cerca de 40 donos do Essenza SCV12, novo superesportivo anunciado pela Lamborghini, proibido para ruas e homologado apenas para autódromos.
Quem comprar fará parte de um clube exclusivo, com acesso a programas para dirigir nos maiores circuitos do mundo. O calendário deve começar em 2021, com direito a treinamento com Emmanuele Pirro, ex-piloto de Fórmula 1 entre 1989 e 1991, e vencedor das 24h de Le Mans por cinco oportunidades. Nada mal…
O pacote inclui também um espaço oferecido na sede da fabricante, em Sant’Agata Bolognese, Itália. Lá, cada carro terá uma garagem personalizada e o dono vai ter acesso a câmeras de segurança 24 horas por dia por meio de um aplicativo. Vai que Toretto e companhia resolvem fazer um novo Velozes e Furiosos por lá, né. Além disso, se bater uma saudade do seu Essenza SCV12, é só pegar o celular.
O modelo será equipado com o motor V12 mais potente já criado pela fabricante italiana. Sem ajuda de turbinas ou motores elétricos, a promessa é que ele entregue 830 cavalos. É também uma espécie de saideira em grande estilo. A partir de agora, todos os Lamborghinis terão propulsores híbridos. Pois será o fim da era dos V12 aspirados, que equipam carros da marca desde a fundação, em 1963.
“Lamborghini é uma marca constantemente olhando para o futuro, mas nunca esquecemos nossas raízes de quem nós somos”, disse Stefano Domenicali, ex-diretor esportivo da Ferrari na Fórmula 1 e atual CEO da Lamborghini, durante o anúncio do carro.
Como é o Essenza SCV12
Agora vamos falar o que ele tem de especial, porque isso ele tem de sobra.Pra começar, a sigla SC deriva da Squadra Corse, a divisão de competição da marca italiana. O motor, como falamos, é um V12 aspirado de 6.5 litros. O câmbio é sequencial de seis marchas.
O chassi é de fibra de carbono e a carroceria foi toda pensada na aerodinâmica, pois contém divisores, difusores, saias e asa ajustável. O downforce será maior do que veículos GT3, garante a fabricante.
Nenhum preço foi revelado ainda. Mas os afortunados que se interessaram vão ter que correr. Das 40 unidades fabricadas, apenas 39 serão comercializadas, já que um modelo vai ficar com a Lamborghini para exposições mundo afora.