Como um veículo autônomo se comporta ao ser abordado pela polícia?

Em vídeo que viralizou na internet um policial aborda o carro e ele foge em seguida.

Viralizou recentemente um vídeo onde um policial tenta parar um Chevrolet Bolt na Califórnia e é deixado “no vácuo” pelo carro, que é autônomo (assista logo abaixo). Depois deste incidente a General Motors esclareceu publicamente que seus veículos autônomos em testes possuem protocolos para este tipo de situação e que mantém um canal aberto com as autoridades para tratar disso.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A cena do carro sendo parado pela polícia é curiosa e aconteceu em San Francisco, cidade que o Turboway já mostrou que não tem o trânsito fácil desde um século atrás.

Chamou atenção pela surpresa do policial ao ver que o veículo não possuía condutor. O motivo da parada foi que o carro estava trafegando a noite com o farol desligado.

No vídeo é possível ver que o carro de fato obedece a ordem de parada do policial e encosta. O policial observa que não há condutor e tenta abrir a porta, sem sucesso. Assim que ele se afasta o carro segue viagem.



Como a abordagem ainda estava em curso e provavelmente o policial tenha se afastado para ir até o carro fazer alguma consulta, dá a entender que o carro autônomo “decidiu” fugir da abordagem. Na verdade o carro parece “entender” que a abordagem acabou quando o policial se afasta e segue viagem.

Veículo reconhece viaturas

O veículo em questão é da Cruise, uma divisão da General Motors nos Estados Unidos que financia o estudo de soluções inteligentes para carros. Segundo a GM, os equipamentos do carro estão programados para detectar e tomar ações com a presença de viaturas.

O hardware do carro é programado para detectar luzes de emergência (giroflex) e barulhos de sirene. A partir daí seriam possíveis duas atitudes do carro autônomo: abrir passagem ou encostar, a depender da velocidade em que os veículos estejam e da forma que a viatura acionar os avisos sonoros atrás.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Posicionamento de sensores e elementos elétricos no Chevrolet Bolt (imagem: Cruise/ divulgação)

Caso seja necessária abordagem, a GM possui uma linha direta com a central de polícia onde o carro está em testes e esse contato permite até mesmo que o carro seja desativado à distância. A empresa divulgou no ano passado um vídeo para treinamento de equipes policiais e de resgate. Aliás, os testes da empresa são feitos na Califórnia porque este estado é mais permissivo em relação às autorizações necessárias.

A Waymo, subsidiária do Google que desenvolve também um carro autônomo, também roda em testes pela Califórnia e também tem protocolo semelhante para abordagens policiais e situações envolvendo bombeiros e ambulâncias.

A Cruise informou que após a abordagem mal sucedida um policial entrou em contato com a empresa e a situação foi resolvida. A empresa ainda se manifestou dizendo que o motivo do farol estar desligado foi uma falha humana, mas não detalhou qual foi a falha.

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

1 comentário

Subscribe
Notificação de
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários