Como um carro de quase 40 anos manteve o visual e ficou entre os mais vendidos pelo mundo

Modelo dos anos 80 estava sendo produzido sob licença da Peugeot para países como Irã e Azerbaijão

A história do Peugeot 405 na região do Irã remete ao que tivemos por aqui com carros como a VW Kombi ou a Toyota Bandeirante. Modelos que já saíram de linha por todo o resto do planeta e que continuaram sendo produzidos ininterruptamente com o visual antigão de sempre.

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Na região da Ásia onde está localizado o Irã uma montadora local chamada Iran Khodro (ou IKCO) adquiriu a licença para a produção do Peugeot 405 nos anos 2000. Desde então oferece o modelo, que é um projeto dos anos 80 e chegou ao mercado europeu em 1987. O Peugeot chegou a ter produção na Argentina nos anos 90 e chegou a ser vendido importado aqui no Brasil quando houve a abertura de mercado dos anos 90 (você lê sobre isso aqui). Não é totalmente um estranho para nós, mas é difícil achar um 405 rodando atualmente por aqui. Lá na Ásia ele roda com o nome “Pars”.

Vale registrar que nos anos 90 o modelo era um luxo por aqui. Chegou em 93 e ficou até 97 em linha, segundo um registro do jornal OGlobo da época. O preço e a assistência técnica deficitária da marca impediram que o modelo fosse bem vendido aqui.

No modelo iraniano o motor é 1.8, gasolina, de 101cv e também há opção diesel, 1.6 de 105cv. Para atender a oferta do carro a IKCO chegou a produzi-lo também em sua filial no Azerbaijão, país vizinho ao Irã.



Popular e confortável

No mercado da Iran Khodro o 405 fez sucesso porque é um projeto simples e barato para os tempos atuais. Em um lugar onde a economia não é destaque no cenário mundial, importa ao comprador um veículo que ande e não dê dor de cabeça. O 405, mesmo sendo um carro de quase 40 anos, tem conforto e isso o tornou um querido por lá.

Para se ter ideia, os maiores ajustes feitos pela montadora neste veículo nos últimos anos foram o acabamento do painel, a inclusão de rádio com tecnologia bluetooth e a modernização de peças como o farol, que ficou transparente como nos modelos mais recentes.

Esse sucesso fez com que a IKCO experimentasse algumas ideias malucas com o 405, incluindo cortá-lo e transformá-lo em uma picape, ao melhor estilo já pensado por aqui com o Gol (Saveiro) e Uno (Fiorino) por aqui. Veja como ficou o “Arisun”:

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Já em 2024 a IKCO iniciou o abandono do projeto do 405, reduzindo drasticamente sua produção. Quem o substitui é o IKCO Tara, um produto baseado no Peugeot 301. A marca também se aproximou dos chineses nos últimos anos para manter sua produção, já que o Irã tem embargos comerciais dos países do ocidente. Algumas unidades do Tara foram parar na Venezuela. Nós falamos sobre isso aqui.

A IKCO coloca todos os anos quase 1 milhão de novos veículos neste mercado de produtos com tecnologia antiga do Oriente Médio. É bastante e isso garantiu que nos últimos anos o 405 figurasse entre os modelos mais vendidos mundo afora. Um projeto de 37 anos.

Publicada originalmente em

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