A Fiat se prepara para revelar sua nova e inédita picape média, a Titano. O marketing da marca tem revelado, como de costume, tudo a conta-gotas. Porém já é possível adiantar vários aspectos do novo produto, já que ele é uma versão de outra picape que já está em outros mercados, a Peugeot Landtrek.
Turboway revela neste texto que a marca registrou oito nomes da Titano no Brasil e relaciona tudo o que se sabe em julho de 2023 sobre a picape que chega ainda este ano. Veja:
Chinesa, pero no mucho
A Titano é, na verdade, a Peugeot Landtrek. É um projeto desenvolvido na China entre engenheiros da Peugeot e da chinesa Changan. Originou um produto chinês também, a Changan Hunter. Entre 2020 e maio de 2023 a Landtrek chegava no Chile, México e no Uruguai importada da China.
Desde junho o veículo passou a ser montado no Uruguai, através de uma parceria com a empresa uruguaia Nordex, que já monta veículos de outras montadoras. A Nordex já monta a Ford Transit que atualmente é vendida no Brasil.
Motor
No Chile a picape chegou em sua nova versão com motor 2.2 BlueHDI (diesel). É um motor com origem na Europa para equipar utilitários da Peugeot e aqui no Brasil já está nas linhas Fiat Ducato e Peugeot Boxer Cargo.
Esse motor gera até 180cv e 40,8kgfm de torque. É mais do que o motor rende na Ducato, mas a questão é de calibração do conjunto. Os dados são da picape vendida no Chile. O câmbio é automático de seis velocidades e o veículo terá apenas versões com cabine dupla.
Na escolha do motor há, principalmente, uma preocupação com a economia da marca. Com um motor já usado em outros produtos as concessionárias Fiat não precisarão arcar com treinamentos de novos motores e se preocupar com estoques enormes de peças.
Versões
A picape no Chile possui seis versões, mas apenas três recebem o motor BlueHDI diesel. As demais recebem o motor diesel da versão chinesa (1.9), que não deverá chegar aqui. Com base nisso especulamos que a Fiat traga opções com tração 4×2 e também 4×4.
Para isso a marca registrou oito nomes no Brasil, sendo 4 específicos para a versão 4×4 e os demais semelhantes ao que a marca já usa na Strada e na Toro.
Visivelmente a marca quer associar nomes já usados em seus outros produtos para transmitir sua tradição na área para a Titano. Strada e Toro são líderes em suas categorias.
Os nomes registrados são: Endurance, Freedom, Volcano e Ranch. Sendo que o nome Endurance é usado para veículos apenas com o básico e acabamento mais simples. Freedom a intermediária, Volcano a versão topo. Ranch é o nome que a Fiat tem usado para veículos com acabamentos mais específicos, com um apelo mais “country”.
A Fiat vai usar todos estes nomes? A marca não confirma versões ainda, mas é normal que a marca registre uma variedade de nomes e lance versões ao longo do tempo. Por exemplo, a Strada Ranch foi criada depois do lançamento oficial das outras versões para ser posicionada acima da versão Volcano, que era a top de linha até então.
Para as versões 4×4 a Fiat registrou os seguintes nomes: 4xwork, 4xfour, 4xstrong e 4xpower.
Dimensões
Muito próximas da rival Hilux e com alguma vantagem. Tem 5,39 metros de comprimento (a Hilux tem 7 centímetros a menos).
Tem 1,96 metros de largura, 3,18 entre-eixos e por volta de 1,83 de altura. Por que “por volta”? Porque essas medidas são baseadas na picape Landtrek, que é o mesmo produto com a marca Peugeot já disponível no Uruguai, Chile e Peru. A Fiat pode fazer alterações no veículo, como pneus e suporte de teto, que podem alterar esta altura.
Quando chega?
A Fiat não deu uma data, mas a Titano está programada para ser o grande lançamento da Fiat no segundo semestre deste ano. Antes a Stellantis vai lançar a Ram Rampage, picape que acabará sendo concorrente da própria Titano em suas versões mais caras.