Sete temporadas se passaram sem que brasileiros pisassem no paddock da F1 como pilotos titulares. Mas em 2025 Gabriel Bortoleto acabará de uma vez com o hiato do país na maior categoria do automobilismo. A Sauber confirmou o brasileiro de 20 anos recém completados como segundo piloto da equipe para a próxima temporada. Será o 33º piloto do país a correr na F1.
Embora a Sauber seja em 2024 a pior equipe do grid, é esperado que ela evolua pouco em 2025, mas que dê um grande salto em 2026, quando passará a ser equipe de fábrica. Gabriel assinou por mais de um ano e deverá guiar na Audi durante o novo regulamento, que deve mexer bastante nas qualidades das equipes para 2026, com a própria Audi chegando forte.
Bortoleto venceu uma grande concorrência. Havia gente querendo ficar no grid, como Valteri Bottas, piloto titular em 2024, mas que faz péssima campanha, sem pontuar uma única vez em 21 corridas, e estando em 22º num campeonato de 20 pilotos (ele também está atrás de piotos eventuais e que viraram titulares ao longo da temporada).
Outro que queria a vaga era Guanyou Zhou, o chinês que ficou sem carro em 2024 após a chegada de muitos novatos. Também era especulada a volta do tetracampeão Sebastian Vettel, que pode retornar para o grid com a chegada da Audi, em 2026, possivelmente no lugar de Nico Hukenberg e não no de Bortoleto.
Corriam por fora pilotos jovens como Franco Colapinto, o argentino que chegou chegando no grid, ganhando pontos pela limitada Williams, mas que ficou sem vaga após a confirmação de Sainz, de saída da Ferrari.
Bortoleto teve muitos defensores. Felipe Massa, o último brasileiro no grid em 2017, fez lobby pelo piloto. Durante o fim de semana de GP São Paulo, Massa revelou que estava ‘enchendo o saco’ de Stefano Domenicali, CEO da F1, e de Matia Binotto, CEO da Sauber e com quem Massa correu na Ferrari. “O que eu puder fazer pra ajudar, eu espero que a gente tenha um brasileiro na Fórmula 1”, disse.
Outro que defendeu a presença do jovem de 20 anos no grid foi o experiente Fernando Alonso, garantido em 2025, aos 44 anos. Alonso, que é agente de Bortoleto, já havia conseguido para o brasileiro, em 2023, uma vaga na concorrida Academia de jovens pilotos da McLaren, vaga que Bortoleto abrirá mão para guiar na Sauber.
Mas o maior lobby foi feito, mesmo, pelo próprio piloto. Bortoleto conseguiu grandes resultados ao longo de 2024 na F2. Após vencer o título da F3, em 2023, ele é favorito a vencer a categoria de acesso à F1. Faltam duas etapas e o brasileiro lidera o campeonato.
Com a confirmação de Bortoleto, a F1 entra em uma era de jovens apostas. Após a virada de 2023 para 2024 sem uma alteração de pilotos sequer, 2025 promete ser diferente. Na lista, há pilotos na casa dos 20 anos, mas que amadureceram rapidamente e que em breve estarão destruindo recordes conquistados por Hamilton, Verstappen e companhia. Tomara que Bortoleto siga na lista.
Confira abaixo o grid da F1 para 2025. Resta apenas uma vaga em disputa.
Equipe | 1º Piloto | 2º Piloto |
Red Bull | Max Verstappen | Sergio Pérez |
McLaren | Lando Norris | Oscar Piastri |
Ferrari | Charles Leclerc | Lewis Hamilton |
Mercedes | George Russell | Andrea Antonelli* |
Aston Martin | Fernando Alonso | Lance Stroll |
Alpine | Pierre Gasly | Jack Doohan* |
RB | Yuki Tsunoda | a definir |
Haas | Esteban Ocon | Oliver Bearman* |
Williams | Alexander Albon | Carlos Sainz |
Sauber | Nico Hulkenberg | Gabriel Bortoleto* |
Gabriel Bortoleto é o segundo brasileiro mais jovem na F1
Por poucos meses, Gabriel Bortoleto não se torna o brasileiro mais jovem a estrear na F1. Ele terá 20 anos, 5 meses e 2 dias de idade no GP da Austrália, em março, na abertura da temporada da F1, menos de 3 meses de diferença para o ainda líder da lista Tarso Marques, que estreiou em 1996 e correu um total de 24 GPs em sua carreira.
Gabriel deverá ser o 19º piloto mais jovem a estrear na F1 entre todos da história, superando Charles Leclerc, que correu pela primeira vez aos 20 anos, 5 meses e 9 dias. A lista é liderada por Max Verstappen, estreante aos 17 anos, 5 meses e 15 dias de vida.
Nome | Idade | |
---|---|---|
1º | Tarso Marques | 20 anos, 2 meses e 12 dias |
2º | Gabriel Bortoleto | 20 anos, 5 meses e 2 dias |
3º | Rubens Barrichello | 20 anos, 9 meses e 19 dias |
4º | Felipe Massa | 20 anos, 10 meses e 6 dias |
5º | Christian Fittipaldi | 21 anos |
6º | Fritz D’Orey | 21 anos |
7º | Felipe Nasr | 22 anos |
8º | Nelson Piquet Jr | 22 anos |
9º | Antônio Pizzonia | 22 anos |
10º | Enrique Bernoldi | 22 anos |
11º | Ricardo Zonta | 22 anos |
12º | Ingo Hoffmann | 22 anos |
13º | Emerson Fittipaldi | 23 anos |
14º | Roberto Pupo Moreno | 23 anos |
15º | Pietro Fittipaldi | 24 anos |
16º | Pedro Paulo Diniz | 24 anos |
17º | Maurício Gugelmin | 24 anos |
18º | Ayrton Senna | 24 anos |
19º | Raul Boesel | 24 anos |
20º | Chico Serra | 24 anos |
21º | Lucas di Grassi | 25 anos |
22º | Luciano Burti | 25 anos |
23º | Nelson Piquet | 25 anos |
24º | Bruno Senna | 26 anos |
25º | Ricardo Rosset | 27 anos |
26º | Alex Dias Ribeiro | 27 anos |
27º | José Carlos Pace | 27 anos |
28º | Wilson Fittipaldi Jr | 28 anos |
29º | Cristiano da Matta | 29 anos |
30º | Nano da Silva Ramos | 30 anos |
31º | Gino Bianco | 35 anos |
32º | Luiz Pereira Bueno | 36 anos |
33º | Chico Landi | 43 anos |