Ligar o carro no frio não precisa ser um problema. Veja dicas simples para não ficar na mão.
Muita gente só se pergunta como ligar o carro no frio quando já está passando por dificuldades. Realmente, ligar o carro no frio pode ser ser uma experiência frustrante para muitos motoristas, até mesmo os mais experientes. Em locais onde faz frio poucos dias por ano é ainda mais difícil lembrar de dicas simples, mas que fazem a diferença.
Elencamos aqui as maneiras corretas de ligar o carro, de acordo com o tipo de motor. Mas antes, uma dica que vale para todos.
Economize bateria
Jamais tente ligar o carro no frio gastando bateria com outros componentes. Desligue o ar quente, não abra os vidros elétricos nem ligue o rádio, nem mesmo os farois. Não gaste bateria à toa pois no frio elas costumam perder carga. Faça os procedimentos abaixo com o máximo de bateria que puder.
Carro com carburador
Se este é seu caso, você provavelmente possui um afogador. A dica é puxá-lo, dar três bombadas no acelerador e virar a chave. Não force muito tempo. Se em cinco ou seis segundos o carro não der a partida, volte a chave. Tentar por muito tempo pode causar problemas no motor de arranque e na bateria. Espere mais uns 10 segundos e repita o processo.
Carro com injeção eletrônica
Hoje a maioria dos carros possui injeção eletrônica. Se este é seu caso, nunca vire a chave diretamente para a partida. Isso vale para os dias comuns e, sobretudo, para dias frios. Vire a chave no primeiro estágio, aguarde alguns segundos e só então siga para a ignição.
Estes segundos são preciosos para que a injeção eletrônica calcule e prepare o motor para a partida. O combustível será injetado, as velas irão se prepar e tudo sairá bem a partir dali. E não pise no acelerador durante a partida. Isso não ajudará o carro a ligar mais rápido.
Dicas preventivas
Para evitar apertos, algumas dicas extras ajudam. Evite deixar o carro ao ar livre. A temperatura será a menor possível e o carro terá mais chances de não pegar. O ideal é manter o veículo em um abrigo, se possível inteiramente vedado.
Cuide de sua bateria. Baterias com meia vida têm chances maiores de te deixar na mão. E isso vale tanto para dias frios quanto mornos ou quentes. Não espere ela ficar sem carga para trocá-la. Em geral, elas duram de 2 a 3 anos, dependendo do uso.
Mantenha o tanque cheio no frio. Quanto mais combustível, mais as chances do carro pegar. Isso porque as mangueiras que fazem o combustível chegar ao bloco do motor recebem mais vapores quando há mais combustível e assim elas evitam de secar ou até de congelar no frio.