Como funciona o ‘modo caranguejo’ do Hummer elétrico

Carro permite que as quatro rodas estercem, melhorando as manobras em situações mais extremas.

O GMC Hummer EV tem impressionantes 1.014 cavalos de potência e 116 kgfm de torque, mas ele assombrou o mundo ao trazer o ‘Crabwalk Mode’, ou ‘modo caranguejo’, traduzindo literalmente. A função permite que o veículo ande de lado, girando as quatro rodas, em vez de apenas as duas da frente, como é em qualquer carro, facilitando assim as manobras.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O modo caranguejo é um recurso exclusivo do novo GMC Hummer EV, projetado para oferecer uma condução mais fácil em terrenos off-road complexos. A função já está disponível na versão picape do Hummer, que já teve as primeiras unidades entregues no fim de 2021. Já a versão SUV entrou em produção no final de janeiro e tem previsão para chegar aos consumidores no final de março.

Ao ativar o modo caranguejo, as rodas dianteiras e traseiras se movem diagonalmente, permitindo que a Hummer EV se mova lateralmente para a esquerda ou direita, sem a necessidade de manobras de direção. Isso é possível graças à tecnologia “4-Wheel Steer CrabWalk”, que permite que todas as quatro rodas girem no mesmo ângulo e em direções opostas, possibilitando a movimentação lateral.

Com essa tecnologia, o GMC Hummer EV pode facilmente navegar em trilhas estreitas, desviar de obstáculos ou mesmo ajudar a manobrar em situações de estacionamento apertado.



É importante ressaltar que a própria montadora alerta que o modo Caranguejo deve ser usado com cautela, em terrenos off-road adequados e com a supervisão de um motorista experiente, pois ele não é recomendado para uso em estradas ou vias públicas.

A GMC caprichou no marketing. Contratou o astro Lebron James para ser garoto propaganda. O atleta do Los Angeles Lakers é conhecido por seu ‘drible de caranguejo’ em quadra, algo que não é lá tão positivo. Na visão de comentaristas e torcedores, James dá passadas a mais do que o permitido sem que a arbitragem marque a violação. Atleta e montadora capitalizaram essa ‘fama’ ao criar a campanha publicitária.

O veículo custa, nos Estado Unidos, cerca de US$ 100 mil na versão picape. Ele ainda não foi lançado no Brasil oficialmente, mas é possível adquiri-lo por meio de importadores independentes. Mas aí o preço chega perto dos R$ 2,5 milhões.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Hummer elétrico é fabricado na planta Factory Zero, em Detroit, onde também são montados os modelos GM Silverado EV e GMC Sierra EV.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários