A Ford segue atuando no Brasil apenas como uma importadora de veículos, já que em janeiro de 2021 resolveu fechar suas quatro fábricas brasileiras. E como está a empresa atualmente?
A Ford atualmente vende 7 modelos no país (Ranger, Maverick, F-150, Transit, Bronco Sport, Territory e Mustang). A Ranger acaba de ganhar uma nova versão e é importada da Argentina, onde a Ford mantém agora sua única fábrica na América do Sul.
Os demais veículos são importados do México, China ou dos Estados Unidos. A empresa vende ainda uma variante elétrica do Mustang (o Mustang Mach-E) e uma híbrida da picape Maverick.
Como estão as vendas da Ford?
As vendas estão muito longe do que eram antes. Porém o lucro disparou. A empresa declarou ter lucrado US$ 300 milhões na América do Sul. Se antes a Ford rivalizava entre as cinco maiores montadoras, principalmente com as vendas do Ka e do Ecosport, agora ela ocupa a posição de décima segunda maior vendedora de carros no Brasil.
Ainda está a frente da Caoa-Chery, que tem fábrica no país. Não chega a ser um feito, pois é claro que a Ford joga com um nome de quem está no país há 100 anos (contamos a história da Ford aqui).
O veículo mais vendido da Ford no Brasil é a Ranger, que no primeiro semestre do ano emplacou cerca de 9 mil unidades. Como comparação, a Chevrolet S10, que é fabricada no país, vendeu cerca de 15 mil unidades. A líder Hilux, que também vem da Argentina, vendeu 24 mil.
Em seguida a Ford tem a van Transit entre seus veículos mais vendidos. Em 2023, até agosto, emplacou 1700 unidades. Depois vem a picape Maverick, importada do México, com menos de mil unidades em sete meses. É pouco.
O Territory é um SUV chinês que a Ford tentou, mas não emplacou (literalmente). Até agosto de 2023 foram 634 Territorys emplacados. É menos do que a Porsche vendeu de seu modelo Macan, um carro de outro segmento, mas muito mais caro. Não a toa a Ford vai mudar o carro ainda esse ano. Vai trazer ao Brasil outro modelo chinês com o mesmo nome Territory para enfrentar o Jeep Compass.
E sobre as fábricas?
O que viraram as fábricas da Ford no Brasil? Começamos pela de Camaçari, na Bahia, de onde saíam o Ka e o Ecosport e que está mais quente nos noticiários. É que a fábrica é de interesse da chinesa BYD para seus planos no Brasil.
A fábrica de Camaçari foi recentemente recomprada pelo Governo da Bahia no dia 11 de agosto de 2023. Os valores da transação ainda não foram divulgados (e deveriam ser!), mas o interesse do governo na fábrica é claro: enquanto a Ford mantinha o lugar ocioso, 12 mil pessoas na região de Camaçari perderam o emprego. Posteriormente o governo deve vender a unidade para outra montadora, que até o momento parece ser a BYD a principal candidata.
A Ford ainda mantém um prédio em funcionamento na cidade de Camaçari com 1500 funcionários. Eles trabalham no desenvolvimento de produtos da Ford para outros países e também na adaptação de veículos importados para o mercado nacional.
Além disso a Ford mantém um Centro de Desenvolvimento em Tatuí, no interior de São Paulo. Esse centro tem pistas de testes e outros elementos para a engenharia da empresa. Além deste centro existem outros seis espalhados pelo mundo.
As outras fábricas da Ford não tiveram um destino esperado, como esse de continuar servindo ao mundo automotivo. Em São Bernardo do Campo, SP, a empresa vendeu a histórica fábrica que produziu modelos históricos para uma construtora. Essa empresa demoliu a fábrica para construir galpões e isso foi registrado pelo canal iTechDrones. Assista abaixo.
Em Taubaté, interior de São Paulo, a Ford não produzia carros. Era uma fábrica de motores e transmissões para servir às outras unidades. A mesma construtora que comprou a fábrica de São Bernardo também comprou a de Taubaté. Porém essa do interior seguirá servindo ao ramo metalúrgico. A companhia de aço CSN vai utilizar a unidade do jeito que a Ford deixou.
O que aconteceu com a Troller?
A última fábrica de nossa lista é a unidade de Horizonte, no Ceará, onde a Ford produzia os jipes da Troller. A marca foi criada e desenvolvida por brasileiros e posteriormente comprada pela Ford. Quando saiu do país, em 2021, a Ford decidiu encerrar a Troller e contamos isso aqui.
A Ford segue dona desta fábrica do Ceará e ela permanece sem movimento de produção. Segundo o jornal Diário do Nordeste, há um empresário brasileiro interessado em assumir os projetos da antiga Troller, mas não há nada concreto ainda. No passado recente já existiram grupos interessados e as negociações não deram em nada.