Em meio a aumentos sucessivos no preço da gasolina, o Turboway reuniu dicas para ajudar a gastar menos com combustível no dia a dia.
Um dos assuntos que mais assustam o bolso no momento, sem dúvida, é o preço do combustível. A gasolina, que já vinha subindo de preços, sofreu a sexta alta do ano. Em meio a calafrios, muitos motoristas se perguntam: como economizar gasolina? É o que vamos responder aqui.
De uma maneira geral, cuidar da manutenção do carro e também guiar de forma correta são a fórmula para economizar. Não vai fazer a gasolina custar menos nas bombas, mas pelo menos vai atrasar um pouco as idas ao posto de combustível. Confira cinco dicas práticas para gastar menos com o combustível do carro.
5 – Evite peso desnecessário
O consumo de combustível é totalmente ligado ao peso do veículo. Quanto mais pesado for o carro, mais ele vai demandar do motor e, consequentemente, do combustível. Portanto, leve no carro apenas o que você necessita – na maioria das vezes apenas você. Fazer do porta-malas uma extensão do guarda-roupa é uma péssima ideia.
4 – Faça as manutenções
Parece óbvio mas muita gente não dá valor à manutenção do carro. Dois itens que fazem um veículo gastar desnecessariamente são velas e filtros gastos. Uma vela gasta irá queimar mais combustível. Um filtro sujo demandará mais combustível no motor. Evite deixar passar do prazo e se possível troque antes da hora. A economia valerá a pena.
3 – Calibre os pneus e mantenha o alinhamento
É quase uma extensão do item anterior. Faz parte da manutenção rotineira de um carro encher os pneus e alinhar/balancear as rodas. Manter os pneus calibrados faz o carro demandar menos força para sair da inércia – em outras palavras, menos giros dos cilindros e, bingo, menos combustível. Pneus desalinhados acabam atuando contra a força natural para frente ou para trás, aumentando o esforço para o veículo se mover.
2 – Troque as marchas direito
Depois de três dicas antes de ligar o carro. Agora duas para quando você estiver guiando. A primeira delas é trocar a marcha no tempo certo. É comum o motorista esticar uma marcha, jogando o giro lá pro alto, ou então pular uma marcha (argh). Isso só serve para você torrar combustível e de brinde gastar componentes importantes – e caros – do motor.
Troque as marchas de forma progressiva. Se o seu carro tiver o aviso de troca de marchas, aproveite-o. Se você pretende economizar, evite agir por conta própria, pois a tendência de gastar é maior. O mesmo serve nas reduzidas. Evite jogar o carro na banguela e reduza as marchas de forma progressiva, sem pulos.
Diferentemente do que muitos pensam, a banguela também gasta combustível, porque a injeção eletrônica continua enviando combustível para queima. Sem contar a insegurança de contar apenas com os freios numa descida.
1 – Antecipe-se
No trânsito, quem presta atenção sofre menos. Evita perder uma saída, evita dar uma fechada no colega, evita frear bruscamente no semáforo. Acelerar o carro e frear bruscamente agem contra o consumo. Já que nosso objetivo é como economizar gasolina, a dica é se antecipar. Um carro que sai em disparada e cem metros depois para no semáforo gasta muito mais do que o veículo que estava atrás e acelerou progressivamente, se antecipou e parou de forma suave no mesmíssimo semáforo.
É perfeitamente possível antecipar um semáforo fechado e ir desacelerando o veículo aos poucos, evitando pisar muito no acelerador. Alguns modelos mais recentes detalham isso na função eco da central multimídia.