Como é o Pulse Abarth? Esportivo chega este mês nas lojas

Carro que marcará a estreia da Abarth no Brasil é um Pulse com mecânica de Jeep Renegade e terá mudanças mecânicas

O Pulse Abarth é o modelo que marca a estreia da marca Abarth no Brasil. A Abarth é uma associada à Fiat que produz carros com pegada esportiva usando os modelos da marca. Nós explicamos isso aqui.

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O Pulse Abarth é o primeiro carro da marca, que em seguida deve lançar um Fastback Abarth e também uma versão do Fiat 500. Os mais exaltados dirão que não são os primeiros modelos da Abarth no Brasil e não estão errados: a marca já emprestou seu nome para modelos como o Stilo, Punto e 500.

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Porém eram modelos com alguma customização, como é agora o Fastback by Abarth. Os veículos que levarão a marca Abarth (sem a marca Fiat junto) terão preparação total da marca, desde a suspensão até o motor. Apesar disso, os carros continuarão saindo do mesmo lugar: a fábrica da Fiat em Betim (MG) e dividindo a mesma rede de concessionárias.

E como será o Pulse Abarth?

O carro já está nas ruas desfilando sem qualquer camuflagem, já participa de corridas da Fórmula 4, como “carro madrinha”. Ou seja, ele só não pode ser comprado ainda. A Abarth promete colocá-lo nas lojas ainda este mês de novembro.

O carro é de fato um Fiat Pulse com mudanças visuais importantes: o para-choques dianteiro é o mesmo do Fastback. Ele não tem as barras longitudinais no teto, como o Pulse original. Também não tem qualquer referência à Fiat: todos os logos e marcas por todo o carro têm o logotipo Abarth, um escudo vermelho e amarelo com um escorpião.

No interior o carro tem a tapeçaria escurecida, como a Fiat já fez em modelos como o Argo HGT e o Pulse Impetus. Bancos e encosto de braço são feitos em couro sintético preto. Detalhes do câmbio e volante estão em vermelho, receitas que a Fiat já traz lá da época do Uno Turbo.

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O console central é baseado no Fastback, todo em preto. O freio é eletrônico, também como no Fastback. O Fiat Pulse não possui opção com freio eletrônico.

A Stellantis ainda não informou sobre o sistema de som do veículo. Pelo que foi divulgado até o momento a central será a mesma da família Pulse/Fastback, mas as saídas de som devem ser aprimoradas. Nós temos no Turboway um Fiat Pulse Audace e o sistema original de som pode ser considerado apenas como “bom”.

Voltando ao painel, ele leva um detalhe vermelho e o botão “Sport” do volante foi substituído por um botão “Poison”. A maior diferença para isso estará no motor. Enquanto o Pulse da Fiat tem motor 1.0 turbo, o Pulse da Abarth tem a inédita configuração com o motor 1.3 turbo, que é o mesmo usado na Fiat Toro, com 185cv.

A diferença é que a Toro pesa quase meia tonelada a mais que o Pulse. Aí dá para ter uma ideia de como o Pulse Abarth vai ser um tiro no trânsito.

Por fora também há uma customização na pintura. Teto é preto com antena tipo tubarão, retrovisores vermelhos e há adesivos na laterais ressaltando a marca “Abarth”. Na traseira também a palavra Abarth está bem evidente e as saídas de escapamento são reais. No Fiat Pulse o escapamento fica atrás do para-choque e as saídas cromadas são saídas falsas.

As rodas são de 17 polegadas em preto brilhante, exclusivas da Abarth. São rodas muito bonitas. Já os para-lamas têm alguns detalhes que parecem mais enfeites do que soluções aerodinâmicas (e não são soluções aerodinâmicas). Isso definitivamente não ficou bom.

Também não combina com um esportivo que deve custar mais de R$ 150 mil ter freios tambor. Teremos freios a disco na frente e tambor na traseira. Num carro esportivo…

Pelo que a marca apresentou até agora, e já é a versão do carro que estará nas concessionárias, faltou um farol com máscara negra para a proposta esportiva ficar completa.

O que falta revelar?

A Stellantis ainda não informou que mudanças mecânicas fez no Pulse para deixá-lo esportivo. Sabemos que existem mudanças no motor, na suspensão, na caixa de direção. Esse texto vai sendo atualizado conforme a Stellantis vai revelando novidades.

Também falta revelar o preço e o consumo. Deduzimos que ficará na casa dos R$ 160 mil. O consumo não deverá ser modesto, porém quem compra um carro esportivo não pensa em economizar, certo?

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