Perto de completar 40 anos, a versão GTS acaba de chegar ao Novo Polo 2023. Por R$ 145.790, a mais esportiva das versões da Volkswagen, mantem acesa a chama no único hot hatch do segmento.
E como é o Novo Polo GTS? A Volks decidiu trazer elementos do GTi europeu. A dianteira está mais agressiva. O Polo vem com a tecnologia IQ.Light, com faróis LED Matriz, DRL duplo e a já esperada linha de luz na grade. Além, é claro, do emblema GTS, que também aparece em evidência na traseira.
Falando na traseira, os para-choques agora há um difusor com detalhe pintado na cor do carro e saída dupla de escapamento. Completando o exterior, o GTS traz aerofólio esportivo exclusivo, retrovisores em preto piano e rodas de 18 polegadas pretas com acabamento diamantado, assim como as famosas rodas “Snow Flake” do clássico Passat GTS Pointer.
São cinco cores: as sólidas Preto Ninja e Branco Cristal; as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius; e a especial Vermelho Sunset. A Volkswagen não anunciou quanto a mais cada cor custará ao cliente.
Por dentro do Novo Polo GTS 2023
A cabine do Polo GTS tem elementos escurecidos, como teto e acabamentos em preto, além de costuras em vermelho no volante, no painel revestido em couro e também no emblema GTS presente nos bancos.
O modelo vem com a nova manopla de câmbio da Volks, mas com detalhe exclusivo em vermelho, além de itens presentes em outros carros da montadora, como carregador por indução, entradas USB-C (duas na diantera e duas na traseira), ar condicionado digital com saída para o banco traseiro, além da tela VW Play, de 10,1 polegadas.
O Active InfoDisplay, painel de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas, recebeu grafismos e design exclusivos em vermelho.
Motor de hot hatch
O GTS veio com motor 250 TSI. São 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, já disponíveis a 1.500 rpm, entregues pelo motor quatro cilindros, 1.4l, turbo.
O conjunto está acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque que conta com modo manual, permitindo troca de marchas pela manopla ou utilizando as aletas atrás do volante. Segundo a montadora, o carro faz de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e alcança os 206 km/h.