O Civic está voltando ao mercado brasileiro. Não será mais um carro nacional, mas a volta será em um grande estilo: teremos a versão envenenada “Type R”, que já é vendida nos Estados Unidos e na China.
O Civic saiu de linha no Brasil no ano passado, quando a Honda encerrou a produção do modelo na fábrica de Sumaré, interior de São Paulo.
E como é o Civic Type R?
É baseado na nova versão do Civic que é vendida atualmente pelo planeta (e aqui não). Se o Civic já tinha fama de esportivo por aqui, agora essa fama deve ser ampliada e acessível para poucos. Nos Estados Unidos o carro parte de US$ 42 mil, o que por aqui já resultaria no valor de mais ou menos R$ 250 mil. Com impostos e tudo mais ele vai ultrapassar a casa dos R$ 300 mil.
Tudo nesse Civic será novo para nós. O exterior é de uma nova geração do Civic, a décima primeira. Uma breve história: O Civic começou a ser importado para o Brasil na quinta geração, em 1992, depois foi nacionalizado e assim ficou até 2022, na décima geração, quando a Honda encerrou essa versão nacional.
A Honda programava o lançamento do novo Civic para dezembro de 2022, mas houve atraso e o lançamento ficou para 2023.
Embaixo do capô está um motor 2.0 turbo de 4 cilindros que rende até 320cv e 42,9 kgfm de torque. Com isso a Honda chama o Type R de “o mais potente Civic já produzido”. Tem câmbio manual de seis marchas.
A versão vendida nos Estados Unidos tem som Bose com 12 alto-falantes, tela multimídia de 9 polegadas com Android Auto e Apple Carplay.
Tecnológico, o novo Civic tem piloto automático, assistente de troca de faixa e frenagem de emergência automática.
Sobre concorrentes, o novo Civic não tem ainda um produto semelhante no mercado. Ainda. A também japonesa Toyota não dormiu no ponto e deve trazer também esse ano o Corolla GR. Será um pouco menos potente, 300cv, mas sobe a régua da disputa.
O outro concorrente desta categoria é o Volkswagen Golf R, mas esse não tem qualquer previsão de chegar ao Brasil.