A Fiat lançou em junho uma versão mais barata do Fastback para colocar o veículo no programa de incentivos do Governo Federal. Com o fim do programa, a montadora resolveu manter o SUV em linha pelo preço de R$ 120 mil.
É um preço R$ 16 mil mais em conta que a versão Audace, que até então era a mais barata em linha. A principal dúvida de quem busca o carro é o que foi retirado para que o preço reduzisse assim. Vale a pena? Turboway fez um comparativo para explicar o que diferencia essa versão chamada de “Fastback Drive”.
O que saiu para ficar mais barato
Para chegar a R$ 120 mil a Fiat pegou a versão Audace e retirou a chave presencial, o carregador de celular por indução, retrovisor interno antiofuscante, sensor de chuva, alerta de mudança de faixa e frenagem autônoma de emergência e as aletas de mudança de marchas atrás do volante.
Também perde o painel todo digital que existe em todas as demais versões. No lugar a Fiat colocou o painel do Pulse mais simples. A central multimídia também é menor (tela de 8 polegadas, no lugar da central de 10), também herdada do Pulse mais simples.
Sou dono de um Pulse Audace. Acho pouco prático o carregador de celular por indução e as aletas de troca de marcha não me fazem falta. Quando preciso do modo manual, em uma descida de serra por exemplo, coloco o modo manual direto no câmbio. A frenagem autônoma é uma perda importante de um item de segurança. Felizmente a montadora manteve os 4 airbags. Chave presencial é uma economia duvidosa.
A central multimídia de 8 polegadas é idêntica à de 10. Porém a Fiat manteve a mesma moldura. O resultado é que a versão de 8 polegadas fica com uma borda preta imensa, não fica muito legal.
Voltando ao carro. A roda é de 17 polegadas, assim como na versão mais cara, porém é de acabamento mais simples. Outro ponto é que o Fastback Drive não tem os acabamentos cromados, como nas versões Audace e Impetus.
Vou opinar também sobre os detalhes visuais. O Fastback é fruto de um aproveitamento da plataforma do Argo. A Fiat foi esticando daqui e dali e conseguiu colocar Pulse e Fastback no mercado. Para dar noção de um veículo maior que Argo a Fiat se esbaldou nos apliques de plástico.
No caso do Fastback, esse “disfarce” de carro grande casou melhor com as rodas aro 18 das versões Impetus e Limited – as mais caras. Os detalhes cromados também ajudam a compor. Ainda que a versão Drive não fique muito atrás das outras, esses detalhes estéticos dão alguma diferença.
O detalhe importante é que a Fiat não permite a troca ou a inclusão de acessórios nesta versão. Você só escolhe a cor, que por sinal são as mesmas de todas as outras versões: preto (sem adicional no preço), branco, prata e duas opções de cinza.
Pontos fortes
A notícia boa é que a Fiat manteve o motor 1.0 turbo no Fastback Drive. É o mesmo motor das duas versões acima. Embora a versão mais atraente seja a Limited by Abarth, que leva o mesmo motor do Jeep Renegade (1.3 turbo). O freio eletrônico foi mantido em todas as versões.
Para quem acha fraco o motor 1.0 em um carro do tamanho do Fastback, faça um test-drive. A Fiat conseguiu um resultado muito bom com essa nova gama de motores e falamos disso aqui. O 1.0 turbo da Fiat não apenas tem bom desempenho como oferece um bom custo-benefício. Veja números:
Motor 1.0 turbo (GSE T200) – Fiat
3 cilindros, 12 válvulas
Potência: 130cv a 5750 rpm
Torque: 20,4 kgfm @ 1700 rpm
Consumo:
cidade (8,4 km/l no etanol e 11,9 km/l na gasolina)/ estrada (10,2 km/l no etanol e 14,6 km/l na gasolina)
Sobre espaço, o Fastback tem um bom porta-malas de 516 litros, mas para por aí. Embora ele tenha 4m42cm de comprimento, o espaço interno entre os bancos é a mesma oferecida no sedã Cronos, por exemplo.
Se vale a pena? O Fastback Drive é uma opção mais acessível que foi colocado no mercado para alavancar as vendas do modelo. Posicionado na mesma faixa do Renegade, o modelo da Fiat é mais econômico na motorização e também nos preços de peças e revisões.
Os R$ 16 mil que separam a versão Drive da Audace tirou muitos itens visuais que era importantes para equilibrar o visual que carrega algumas linhas desproporcionais. A grande bola fora da Fiat foi não permitir que alguns destes itens fossem disponíveis como adicionais, mas ainda assim a versão é uma opção interessante para quem se interessou pelo carro.