Uma ilha grega chamada Astypalea é o cenário de um projeto de desenvolvimento sustentável da Volkswagen em conjunto com o Governo da Grécia. Astypalea é uma das ilhas mais remotas do país grego e tem cerca de 1300 habitantes.
O projeto consiste em incentivar o uso apenas de veículos elétricos na ilha e que eles sejam abastecidos com energia limpa, ou seja, energia elétrica gerada com o menor impacto possível ao meio ambiente. A ilha está retirando geradores à diesel e implantando painéis solares, que também deverão em breve abastecer 100% das casas.
Os moradores e as empresas da ilha estão sendo convidados a trocar seus veículos em um plano de incentivo que subsidia até 2/3 do preço total do veículo.
O projeto está em andamento e estará concluído em 2026, quando além dos veículos elétricos a ilha terá apenas geradores de energia que não consumam combustíveis fósseis.
O acordo para transformar a ilha no primeiro território livre de carbono foi feito em 2020 pelo governo grego com a Volks. Então o compromisso da Volks é substituir 1500 automóveis a gasolina que estão na ilha por mil automóveis e motos elétricas.
Contexto grego
Em um contexto geral, a Grécia é um dos países mais atrasados em se adequar às normas ambientais da Europa. Ainda mantém aterros ilegais de lixo e até o momento deu poucos incentivos aos carros elétricos. Isso resultou em uma série de multas aplicadas pela União Europeia, bloco ao qual o país está inserido.
O plano da ilha é parte de um esforço do governo grego para mostrar aos vizinhos que está sim se mexendo para chegar ao padrão europeu. Pois além dos carros elétricos o governo da ilha recebeu ambulâncias, vans, micro-ônibus e outros veículos totalmente elétricos.
Foram enviados à ilha unidades da E-buzz, a “Kombi elétrica”, os elétricos ID.3 e ID.4 e até a versão elétrica do UP chegou por lá e pode ser alugado por um serviço de aplicativo da VW.
O serviço de compartilhamento de carros na ilha também parte do acordo com o governo local.
As bicicletas e as motos elétricas também chegaram em peso na ilha, estas fornecidas pela Seat – a marca da Volkswagen que agora está se especializando em scooters elétricas.
Ilha quer turismo
Para o governo da ilha o esforço em parceira com a Volkswagen não é apenas um objetivo ambiental. Astypalea fica muito distante da capital Atenas. São quase 3 horas de avião, ou mais de 10 horas por embarcação.
A ilha fica mais próxima da Turquia do que da própria Grécia. O objetivo em ganhar fama com a mudança radical da matriz energética e dos veículos é, principalmente, chamar a atenção como destino turístico.
A ilha ficou sob domínio da Itália desde o ano 1207 e voltou ao domínio da Grécia em 1945, com a derrota da Itália na Segunda Guerra Mundial.