Desde março o Turboway roda com um Pulse Audace 1.0 turboflex. É a grande novidade da montadora para este ano, um motor inédito que agora equipa também o Fiat Fastback. Mas como anda esse motor?
A resposta é que o 1.0 turbo da Fiat surpreende pela resposta e pelo desempenho junto ao câmbio CVT de 7 velocidades. O consumo de combustível é razoável.
Rodei 20 mil quilômetros com o veículo em cidades do interior de São Paulo e rodovias entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O desempenho nas rodovias é muito bom, afinal ele desenvolve até 130cv no etanol. O carro não sofre em longas subidas, pelo contrário, ele tem fôlego e deixa o motorista muito a vontade para ultrapassagens.
Rodo muito pela Rodovia Presidente Dutra e se pisar ele vai sem enrolação. Há um botão “Sport” que estica a rotação do motor na relação de passagem de marcha. Você acelera menos e ele puxa mais.
Na cidade as retomadas são muito boas também. O consumo misto (cidade/estrada) que venho conseguindo é de 13,3 km/h (gasolina). É bom, mas quem procura economia tem a versão 1.3 aspirada do Pulse que passa dos 15 km/l na gasolina. É o mesmo motor do Argo Trekking, que nós testamos no ano passado.
Nas trocas de óleo reparei que assim como as Toros 1.3 novas o 1.0 da Fiat também tem um bom apetite para óleo. Por isso é sempre bom ficar de olho. Na troca dos 15 mil percebi que o óleo estava bem mais baixo do que o costume.
Se vale a pena comprar um carro que tenha o motor 1.0 turbo da Fiat? Hoje eles são o Pulse e o Fastback. O motor me agradou muito e até o ronco dá uma sensação de robustez, torna a condução bem divertida e gosto disso. Porém se fosse avaliar neste momento a compra de um novo Pulse eu avaliaria ficar com a versão 1.3 aspirada. Também anda bem, rende menos (107cv) porém tem ótima economia de combustível.
Ficha técnica
Motor 1.0 turbo (GSE T200) – Fiat
3 cilindros, 12 válvulas
Potência: 130cv a 5750 rpm
Torque: 20,4 kgfm @ 1700 rpm