Com última volta inacreditável, Verstappen vence Hamilton e é campeão da F1 pela primeira vez

Piloto holandês liderou apenas uma volta, justamente a última, e foi campeão em Abu Dhabi.

Um fim de prova incrível, de uma temporada memorável. Max Verstappen ultrapassou Lewis Hamilton na última volta em Abu Dhabi e é o novo campeão da F1. Lewis Hamilton teve o título nas mãos até a volta final e não merecia perder o título da forma que perdeu. Mas os fãs, sim, mereciam um fim de temporada neste nível.

Um safety car no fim da corrida deixou os dois pilotos colados na volta final, mas com pneus em situações completamente diferentes. Verstappen conseguiu a única ultrapassagem que ele precisava, passou Hamilton e venceu pela 10ª vez no ano. É o primeiro campeão holandês da história da F1 e o primeiro da Red Bull fora Sebastian Vettel. Para a Mercedes, restou ficar com o título de Construtores.

Corrida imperdível do começo ao fim

A grande curiosidade dos fãs no começo da prova era como iriam funcionar as duas estratégias, já que Verstappen surpreendeu ao largar de pneus macios, contra os médios de Hamilton. Mesmo com pneus mais duráveis, o britânico decidiu espelhar as estratégias e parar ao mesmo tempo em que o holandês, evitando assim qualquer diferença de performance. Foi assim na primeira parada, a única de Hamilton.

- Publicidade -

Na volta 20, um grande momento da prova. Mais rápido depois da troca, Hamilton chegou no líder Pérez, que ainda não tinha feito troca de pneus. E o mexicano foi o perfeito escudeiro, o grande companheiro de equipe de Verstappen. Ele vendeu caro a ultrapassagem, a ponto de Hamilton perder 5 segundos de diferença para Verstappen. Mas ficou no quase e Hamilton passou a abrir.

Na volta 36, a primeira mexida na corrida causada por pilotos do fim do pelotão. Antonio Giovinazzi abandonou sua Alfa Romeo em posição perigosa, obrigando a entrada do safety car virtual. Verstappen entrou para trocar pneus e Hamilton não conseguiu igualar a estratégia na volta seguinte, pois a corrida voltou a ter bandeira verde. Em condições normais os pilotos perdiam 22 segundos em uma troca, contra 17 no safety car virtual. E a diferença entre os dois pilotos estava justamente em 17 segundos.

Quebra de Antonio Giovinazzi trouxe emoção ao GP de Abu Dhabi

Coube a Verstappen a missão de tirar estes 17 segundos nas 20 voltas que restavam. Com pneus 23 voltas mais novo, ele tinha que tirar em média 0,8 segundos por volta e ainda por cima fazer a ultrapassagem. Já Hamilton teria que se segurar com um pneu velho, e conseguir performar por 43 voltas com o mesmo set de duros. Parar para troca ficou fora de cogitação. Mas o holandês não conseguiu chegar.

Quando tudo parecia ganho para o inglês, nova reviravolta. A 5 voltas do fim, Latifi bateu sua Williams, obrigando a entrada do Safety Car, desta ver o real. Verstappen correu para colocar pneus macios novos e Hamilton permaneceu com o set de pneus duros e velhos.

Uma das imagens da corrida: o inexpressivo Nicolas Latifi muda o destino do campeonato

O safety car saiu a uma volta do fim, deixando o show para os dois pilotos. Com pneus tão desiguais – macios de 3 voltas x duros de 43 – Verstappen teve sangue frio e passou. Hamilton evitou o choque e teve que se contentar com o vice-campeonato.

Max Verstappen é o 34º piloto a faturar um título mundial. E quebra um longo jejum. É o primeiro piloto de motores Honda a vencer um título desde Ayrton Senna, em 1991.

- Publlcidade -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

últimas da f1