Empresa vai unir projeto de fornecimento de peças já existente a novos serviços de restauração e venda
Em comemoração aos 210 anos, a Peugeot decidiu seguir a iniciativa de concorrentes e criar um programa de restauro e venda de carros clássicos da marca. O primeiro modelo a ser submetido ao serviço vai ser um lendário 205 GTi, com motor 1.9 (veja mais abaixo).
O restauro vai ser feito nos ateliers da “L’Aventure Peugeot”, em Sochaux, cidade onde fica a sede da Peugeot na França. O veículo receberá restauro de peças, funilaria e estofamentos, antes de ser colocado à venda.
O L’Aventure Peugeot foi criado há sete anos para oferecer um serviço muito requisitado por donos de carros antigos da Peugeot, Citröen, DS e Caapy: fabricar peças de reposição para carros que saíram de linha há décadas.
Por meio da plataforma https://laventurepeugeotcitroends.fr/pt/ é possível se associar e encomendar as peças. A montadora fez um esforço de engenharia, revirou catálogos antigos e contratou empresas especializadas para recriar as partes de praticamente todos os modelos já criados por ela e suas subsidiárias. Para o projeto novo, a Peugeot pretende utilizar impressão 3D para fabricar partes que eventualmente não existam mais.
Os modelos que passarem pelo restauro na sede da montadora receberão um certificado de autenticidade e serão colocados à venda na internet, na plataforma do L’Aventure Peugeot. A primeira venda deve ocorrer no começo de 2021.
205 GTi 1.9
Como falamos, a estreia do novo serviço será em grande estilo. O 205 GTi é considerado o maior hot hatch da história automotiva. Medindo apenas 3,71 m de comprimento, 2,42 m de entre-eixos, 1,57 m de largura e 1,37 m de altura, o GTI 1.9 pesava pouco: 875 kg. Mas dentro do capô estava um monstrinho: um motor que desenvolvia 135 cavalos de potência e torque de 16,4 kgmf.
Deixava muito carro esportivo no chinelo. Foi um carro tão querido que viralizou numa época que nem existia internet. Foi uma febre, sobretudo na Europa, onde era fácil adquirir um. Lançado em 1983, saiu de linha de anos depois, deixando saudades.
Em sites de leilões fora do Brasil, ele chega a ser vendido por 22 mil dólares, cerca de R$ 125 mil, na cotação atual.
Ele demorou a chegar ao Brasil, que só abriu o mercado para importados durante o governo Collor, em 1990. Há registro de apenas 3 modelos GTi com motor 1.9 litro no país. A maioria dos 205 que chegaram ao Brasil veio equipada com motor 1.4.
O conceituado programa de TV britânico Top Gear dedicou alguns episódios ao modelo, como este abaixo, em que um 205 compete de igual para igual com um Lotus Elan, um TVR S2 e um Jensen Healey, todos carros esportivos e muito mais caros: