No concorrido cenário do Salão de Genebra, a Fiat mexeu com a imaginação do público ao apresentar uma série de modelos conceitos que oferecem um vislumbre do futuro da marca. Entre os destaques estão conceitos dos equivalentes ao Pulse, Strada e Fastback, cada um oferecendo uma perspectiva única sobre a próxima geração de veículos.
É claro que os modelos não receberam os mesmos nomes dos veículos oferecidos no Brasil, mas é possível fazer a associação. O conceito do Fiat Panda pode ser associado ao nosso Argo, por exemplo.
Já uma versão picape pode ser vista como o futuro do Fiat Strada. É só aumentar as medidas do conceito e ele se transforma na Fiat Toro, por exemplo. E assim vai. Basta imaginar.
O público também pode ter uma dimensão do que a marca pensa para o Fiat Fastback. A montadora, aliás, citou a versão brasileira como exemplo a ser replicado no restante do mundo na próxima geração. Só que o conceito do modelo SUV-coupé ficou parecido, mesmo, com o Tesla Cybertruck. Claro que com aquele toque Fiat – muito mais sensível do que o da empresa de Elon Musk. Ponto para a Fiat.
De forma geral, todos os modelos terão design arrojado, combinando tecnologia de ponta com uma estética contemporânea. A empresa faz questão de investir naquele conceito de menos é mais. Ela aponta que ira reduzir o número de peças em excesso, valorizando a sustentabilidade.
E fica claro, também, que a montadora italiana irá focar no público jovem, algo que ela já tem feito com bastante intensidade, sobretudo em mercados de economia forte, como a Europa.
Para quem acha que é coisa muito futurista, aí vai uma informação importante. Segundo a montadora italiana, o primeiro conceito vai estrear em sua forma final, de produção, já no próximo mês de julho, comemorando os 125 anos da Fiat. Posteriormente, a empresa apresentará um novo carro a cada ano, até 2027.