A cena de um Hyundai Creta rodando sem motorista na ponte Rio-Niterói, colocando em risco os outros usuários da via, chamou a atenção nas redes sociais esta semana. Pelo teor dos comentários nos diversos perfis que reproduziram a cena, as pessoas não entendem o grau de risco envolvido no truque do vídeo (assista abaixo) e é um ‘buraco’ que precisa da atenção das autoridades.
Embora tudo sugira que as imagens sejam reais, há um truque no vídeo onde o condutor quer sugerir que o veículo é capaz de se autogerenciar. O que acontece é o corte postado na internet foi possível apenas após o motorista acionar o piloto automático e pular para o banco do passageiro apenas para fazer o vídeo. O Hyundai Creta não é um veículo autônomo e as funções que o acompanham servem apenas para auxiliar o motorista, segundo a própria fabricante.
Situação é normalizada na internet
O autor do vídeo foi identificado pela Polícia Rodoviária Federal como o “influenciador digital” Rafael Garcia. Por esta ação ele não será multado porque não houve flagrante. Nada impede que ele seja investigado por colocar a vida das pessoas em risco e tenha consequências em sua CNH. Neste ponto os influenciadores digitais voltam a colocar em discussão a necessidade do código de trânsito passar por atualizações, inclusive no que diz respeito sobre acessórios autônomos e sobre ações que vão influenciar outras pessoas a fazer o mesmo. Infelizmente.
Em um dos posts realizados, pelo perfil @eusoudeniteroioficial, um usuário chamado Sérgio chega a alertar pelo grau de irresponsabilidade do motorista. Ele, que está correto, prontamente é rebatido por outros que afirmam que “o carro tem essas funções para isso” e que “no Brasil tudo vira motivo de polêmica”. Outras pessoas rebatem alegando que “nos Estados Unidos isso é permitido”, provavelmente confundindo o Creta nacional com os veículos autônomos.
Mas como ele seguia sozinho pela via?
A cena do carro andando sem motorista foi possível porque o veículo da imagem possui um item chamado Cruise Control (controle de cruzeiro), além de assistente de direção. O primeiro item mantém fixa a velocidade determinada pelo motorista sem que ele tenha que colocar o pé no acelerador do veículo. O segundo é baseado em uma câmera na frente do veículo que mapeia as faixas de trânsito e mantém o veículo sempre dentro das faixas.
Esses dois itens, que estão disponíveis no Hyundai Creta, são uma simples automação que permitem que o veículo mantenha uma velocidade constante e que ele não saia de faixa. Não tem relação com um veículo autônomo como visto nos Teslas, que possuem uma central que interpreta cada situação no trânsito. Assim, se no momento da gravação do vídeo da Ponte Rio-Niterói um veículo da frente reduzisse a velocidade, o Hyundai Creta poderia, no máximo, parar de acelerar e acionar o freio de emergência para não bater, enquanto o Tesla reduziria, conseguiria mudar de faixa e seguir viagem sem a intervenção do motorista.
Ainda que o Creta da filmagem fosse um veículo autônomo (ainda não existem Cretas autônomos), o Código de Trânsito Brasileiro não prevê que veículos possam rodar sem motorista no Brasil.