Carro tem estilo crossover e será lançado no Brasil no início de 2022. Preço ainda não foi revelado.
A Citroën apresentou nesta quinta-feira o novo C3 que será vendido em mercados emergentes, inclusive no Brasil. O novo modelo adota um estilo crossover, com maior altura em relação ao solo, capô alto e posição de dirigir mais elevada. O carro será produzido e vendido no Brasil no início do ano que vem.
Na frente o carro apresenta faróis LED divididos com uma grade de lâmina dupla, característica dos carros Citroën. Na parte inferior há um revestimento plástico preto que acentua a característica de crossover do veículo, como outras marcas já fazem em suas versões “aventureiras”.
Na parte traseira, lanternas retangulares e para-choque de dois tons. O teto também recebe pintura diferente que poderá ser personalizada pelo cliente. O novo C3 revela uma inspiração direta no C5 Aircross que é vendido na Índia. O mercado indiano também receberá o C3 em breve. O modelo vendido lá será produzido no próprio país.
Segundo a apresentação da empresa francesa, o C3 apostará na personalização. Serão 13 opções de personalização para o mercado da América do Sul. Pela descrição da empresa, a maior parte destas personalizações serão na escolha da cor do carro e do teto.
“O Novo C3 é uma peça essencial dessa aceleração internacional e o primeiro estágio de nossa estratégia de crescimento. É um hatch que visa um dos principais segmentos da América do Sul. Moderno, conectado e pensado para os consumidores locais, ele é perfeito para promover o crescimento da Citroën”, disse Vincent Cobée, CEO da empresa. O C3 será fabricado no Brasil e exportado para os outros países da América do Sul.
Ainda não foi revelada a motorização do carro, mas ele não será elétrico. Os carros da Citroën e Peugeot no Brasil serão equipados futuramente com os motores que a Fiat utiliza hoje no Argo e no Cronos, mas ainda não se sabe se o C3 será lançado já com esses motores ou se adotará em outra oportunidade.
O C3 é o primeiro modelo entregue pelo projeto “C-Cubed” da Citroën, que prevê o lançamento de outros dois veículos que também estarão disponíveis em vários mercados. Significa um “restart” na marca, que desde o ano passado pertence ao conglomerado Stellantis, que também reúne Jeep, Fiat, Peugeot e outras 10 marcas.
As fotos divulgadas pelo site Autoindia revelam que o carro será espartano em vários aspectos: desde o ajuste para espelhos e controles de ar-condicionado manuais. O volante pequeno de três raios também apresenta simplicidade, o que equipara o modelo com carros mais baratos vendidos no Brasil, como o Fiat Mobi.
Também é possível observar que existem muitos plásticos no interior. A qualidade do acabamento interno é algo que veremos apenas no lançamento do carro, mas uma crítica do consumidor brasileiro aos veículos mais baratos é o nível do acabamento e a qualidade do material empregado no interior dos veículos. É comum em alguns modelos a famosa “sinfonia” no interior após alguns meses de uso. Espera-se que a Citroën apresente algo que fuja deste padrão.
A Citroën não divulgou ainda o preço do C3 e fará isso apenas no ano que vem. Até o lançamento deste modelo, o C4 Cactus permanece como o único modelo de carro de passeio a venda pela marca no Brasil.