Citroën C3 Aircross: a volta de uma perua na gama da Stellantis

C3 Aircross é a aposta da marca francesa para escalar em vendas e dar dor de cabeça para a Spin

Aposta da Citroën para escalar nas vendas, o C3 Aircross chegará na linha da marca no dia 29 de novembro. É a aposta da Citroën para voltar a ter alguma relevância no mercado nacional. Atualmente a marca produz seus veículos no Rio de Janeiro e emplaca cerca de 3 mil modelos a cada mês. Isso é menos do que a Ford emplaca aqui. E lembre-se que a Ford atualmente sequer tem fábrica no Brasil.

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Apesar de ser apresentado pela Stellantis como um SUV, o C3 Aircross é de fato a perua do C3. E veja a aposta da marca: está posicionando o modelo em um espaço onde hoje reina absoluta a Chevrolet Spin, ainda que ela não seja lá um fenômeno de vendas. E por que chamar de SUV? O brasileiro não quer falar que tem uma perua na garagem, SUV talvez soe mais bonito.

O principal ponto é que o C3 Aircross terá opção de sete lugares. Em um país onde temos muitas famílias grandes e escassez de modelos com sete lugares, já é um belo nicho pra Citroën explorar. O Fiat Dobló, que cumpria esse papel, foi aposentado. Ainda assim era um produto defasado e caro. A porta lateral de correr e a altura interna deixaram saudades, mas a Fiat nem sequer nos deu uma esperança de trazer a Dobló atual. Vamos ter então que colocar nossos olhos na vitrine da Cietroën.

Outro ponto forte é que a Citroën vai colocar o motor 1.0 turbo com câmbio automático que apareceu primeiro por aqui no Fiat Pulse. Eu já falei deste motor aqui no Turboway. Ele é realmente bom. Rende 130cv, tem boa retomada, acredito que é um acerto da Stellantis ter escolhido este motor para o carro. Vai concorrer com o pré-histórico e confiável motor 1.8 da Spin, que terá mudanças em 2024.

O carro não vem por menos de R$ 100 mil. Esse, é claro, é um ponto fraco. A Spin parte de R$ 105 mil. Ainda assim são opções “mais em conta” se compararmos com as outras opções de sete lugares como o Jeep Commander, o VW Tiguan e o Caoa Chery Tiggo 8.

O porta-malas tem 493 litros. É menor do que o da Spin. Aliás neste ponto o modelo da Citroën vai ficar devendo. Ele é 10 centímetros menor que a concorrente e essa diferença vai pegar mesmo lá no bagageiro.

A expectativa é saber como o novo produto da Citroën embala nas vendas. Como disse acima, o C3 Aircross é a grande aposta da marca francesa para voltar ao jogo, só que agora com a administração da Fiat.

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