Uma das maiores montadoras da China pode ser a solução encontrada por Ford e Mercedes para reduzir os prejuízos pelas saídas do Brasil. A Great Wall, que há anos estuda uma entrada no mercado brasileiro, pode ver na aquisição de uma das fábricas a solução mais em conta para a vinda ao país.
Segundo a Agência AB, conversas entre as partes estão ocorrendo, ainda em fase inicial. Mesmo que as negociações não evoluam, a Great Wall pretende começar a atuação no Brasil já em 2022, trazendo modelos importados da China. A Great Wall produz modelos SUV, em alta no Brasil, além de picapes.
A montadora pretende economizar na compra da Ford em Camaçari/BA ou da Mercedes, em Iracemápolis/SP. Mas para ficar com a fábrica da montadora alemã ela terá que costurar um bom acordo, já que uma das acionistas do grupo Daimler, dono da Merdedes, é a Geely, maior rival da Great Wall. A Mercedes investiu R$ 600 milhões no local, onde produziu até dezembro do ano passado.
Já para ficar com a planta da Ford, ela terá que chorar um desconto, pois a planta provavelmente é muito maior do que a capacidade produtiva da chinesa. A Ford, lembramos, tem um grande prejuízo a cobrir, incluindo uma dívida de R$ 2,5 bilhões ao governo da Bahia.
Segunda tentativa
A Great Wall tentou vir ao Brasil em meados da década passada. A exemplo da Chery, ela montaria uma fábrica e escaparia da sobretaxação de 30% para importados. Porém, veio a desaceleração na economia e os planos foram adiados.
A empresa, que possui sete fábricas na China e cinco fora dela, já registrou dois modelos no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI): o SUV médio Haval H6 e a picape média Série P.