Great Wall é a maior produtora de picapes da China e prepara há anos a chegada ao mercado brasileiro.
A Great Wall, uma das maiores fabricantes de carro da China, comprou a fábrica que era da Mercedes Benz no interior de São Paulo, segundo informações do jornal O Globo.
A fábrica, que fica em Iracemápolis, está desativada desde dezembro, quando a Mercedes Benz encerrou sua produção de carros no Brasil. A aventura da Mercedes no Brasil durou apenas quatro anos e por lá ela produziu o Classe C. Com vendas em queda e a pandemia, a empresa decidiu ir embora. Manteve no Brasil as operações de caminhões e vans.
Segundo O Globo, a confirmação da compra foi divulgada em um jornal interno da Great Wall no dia 25 de junho. Veja aqui quais carros a Great Wall vende nos países vizinhos do Brasil.
A Great Wall é uma empresa privada chinesa que lidera outras marcas, assim como faz a GM, que comercializa carros com a marca Chevrolet. No caso da Great Wall, o forte do grupo é a produção de picapes. A empresa ensaia há anos sua entrada no Brasil, a última tentativa havia sido a negociação de fábricas que eram da Ford, que desativou suas unidades.
A chinesa vem expandindo seus negócios de forma muito rápida pelo mundo. Nos últimos anos comprou as fábricas da GM na Tailândia e na Índia. Na América a empresa ainda não possui fábricas, mas está presente no mercado chileno.