Chinesa Firefly confirma rival do BYD Dolphin na Europa

Modelo deve chegar na Chna em abril e algum tempo depois desembarca com toda força na Europa

A recém criada marca chinesa Firefly confirmou que irá brigar com o BYD Dolphin na Europa – e onde mais ela puder. Com lançamento de seu primeiro carro para abril de 2025 na China, a Firefly promete fazer carros bons e baratos, receita que o BYD vem explorando há um certo tempo.

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A montadora foi criada como uma submarca da NIO, empresa chinesa focada em elétricos e em carros autônomos. E embora não tenha divulgado preços, é esperado pela imprensa local que seus hatchs compactos custem por volta dos 19 mil euros – cerca de R$ 120 mil. Isso é um menos do que custam os BYD Dolphin na Europa.

A Firefly vai focar principalmente em hatchs elétricos de pequenas dimensões, segmento que vem crescendo na Europa e em outras regiões do mundo. É onde os próprios europeus vem investindo, como a Renault e o seu modelo 5.

Como é o Firefly? O que mais chama a atenção, de cara, é o desenho da dianteira. O farol é um conjunto de três círculos em cada lado, sendo um deles fixado junto da grade frontal.



A tela central concentra todas as funções do carro, num visual clean e futurista. O porta-malas pode chegar a 1.250 litros caso você opte por rebater a segunda fileira de bancos e o modelo vem com um frunk de 92 litros. Quem assina o projeto visual é Kris Tomasson, com passagens por Ford e BMW.

A NIO não deu nenhuma informação técnica sobre motores e baterias, mas espera-se que ele venha com um sistema de troca de baterias que está em desenvolvimento pela NIO e que já está em operação na China.

Nele, o motorista estaciona em uma espécie de contêiner, entrega a bateria descarregada e encaixa uma carregada no lugar. A troca dura cerca de 2 minutos. O sistema promete agilizar talvez o maior problema dos carros elétricos: a demora no recarregamento.

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Outro ponto que coloca o veículo em destaque sobre os rivais e comprova a vocação urbana do pequeno elétrico chinês: o pequeno diâmetro de giro, ou seja, o espaço necessário para o veículo virar 180 graus com o volante. O Firefly faz isso em apenas 4,7 metros. Um Jeep Renegade, por exemplo, usa 11,1 metros.

Estação de troca de baterias da NIO: em 2 minutos você retira sua bateria gasta, coloca outra carregada e vai embora
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