Vendas cresceram nas concessionárias e os produtos chineses seguem na liderança, mas tem marca que não aproveitou a boa onda porque não está conseguindo importar veículos no país.
O mercado chileno surpreendeu em setembro e atingiu o recorde histórico de vendas de veículos: 42 mil emplacamentos. A marca é atingida após um longo período de incertezas devido à pandemia e em um momento em que faltam carros no mercado devido à crise de falta de componentes para a montagem dos carros em todo o planeta.
Como o Chile não produz veículos, está acontecendo um movimento curioso nas concessionárias do país. Quem vende mais não é necessariamente o veículo mais desejado, mas o veículo que está disponível.
Algo semelhante ocorreu nos meses passados no Brasil, quando o Fiat Argo assumiu o topo das vendas porque a Chevrolet estava com a linha do Onix parada por falta de peças. No Chile, a Suzuki está com dificuldades para importar carros e a marca sumiu do ranking de veículos em setembro.
Ainda neste assunto, a Chery havia assumido a lideranças de vendas no Chile nos meses anteriores com o Tiggo 2 e desbancando o MG ZS, que liderava as vendas por lá desde o mês passado. Como a MG conseguiu agora levar mais veículos ao Chile, o veículo retomou o trono. Chery e MG são empresas chinesas e o Tiggo 2 vendido no Chile é importado da China e não do Brasil. Os chineses dominam o mercado chileno já há algum tempo.
Veja o ranking com dados da Associação Nacional Automotriz do Chile (Anac).
Modelo | Vendas | |
1 | MG ZS | 8707 |
2 | Chery Tiggo2 | 8600 |
3 | Chevrolet Groove | 6846 |
4 | Chevrolet Sail | 6408 |
5 | Toyota Hilux | 6312 |
6 | Mitsubishi L200 | 6166 |
7 | Maxus T60 | 5787 |
8 | Nissan Versa | 5380 |
9 | Nissan Navara (Frontier) | 4723 |
10 | Toyota RAV4 | 3683 |
Modelos diferentes
O mercado chileno tem modelos muito diferentes do mercado brasileiro porque o país não produz nenhum veículo, todos são importados. Isso resulta em uma variedade de veículos importados de diversas partes do planeta. A Mitsubishi L200, por exemplo, vai da Tailândia para lá. Os carros da Chery são importados da China e não do Brasil. Isso acontece porque o Chile não tem barreiras para a importação e também não integra diretamente o Mercosul. Isso faz os carros brasileiros pouco competitivos para o país.
Entre os 10 mais vendidos, nenhum carro é produzido no Brasil. O Chevrolet Groove, por exemplo, é um SUV pequeno posicionado abaixo do Tracker que é fabricado pela subsidiária da GM na China. No Chile ele custa aproximadamente R$ 70 mil, realizando a conversão direta entre as moedas. O Chevrolet Sail é uma espécie de Classic que foi vendido por aqui. Ele foi desenvolvido na China, mas é produzido na Colômbia com muitos componentes em comum ao nosso Onix. Em vários mercados também é vendido com o nome “Aveo”.