Chile tem recorde de vendas de veículos em setembro. Veja o ranking

Vendas cresceram nas concessionárias e os produtos chineses seguem na liderança, mas tem marca que não aproveitou a boa onda porque não está conseguindo importar veículos no país.

O mercado chileno surpreendeu em setembro e atingiu o recorde histórico de vendas de veículos: 42 mil emplacamentos. A marca é atingida após um longo período de incertezas devido à pandemia e em um momento em que faltam carros no mercado devido à crise de falta de componentes para a montagem dos carros em todo o planeta.

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Como o Chile não produz veículos, está acontecendo um movimento curioso nas concessionárias do país. Quem vende mais não é necessariamente o veículo mais desejado, mas o veículo que está disponível.

Algo semelhante ocorreu nos meses passados no Brasil, quando o Fiat Argo assumiu o topo das vendas porque a Chevrolet estava com a linha do Onix parada por falta de peças. No Chile, a Suzuki está com dificuldades para importar carros e a marca sumiu do ranking de veículos em setembro.

Ainda neste assunto, a Chery havia assumido a lideranças de vendas no Chile nos meses anteriores com o Tiggo 2 e desbancando o MG ZS, que liderava as vendas por lá desde o mês passado. Como a MG conseguiu agora levar mais veículos ao Chile, o veículo retomou o trono. Chery e MG são empresas chinesas e o Tiggo 2 vendido no Chile é importado da China e não do Brasil. Os chineses dominam o mercado chileno já há algum tempo.

Veja o ranking com dados da Associação Nacional Automotriz do Chile (Anac).

ModeloVendas
1MG ZS8707
2Chery Tiggo28600
3Chevrolet Groove6846
4Chevrolet Sail6408
5Toyota Hilux6312
6Mitsubishi L2006166
7Maxus T605787
8Nissan Versa5380
9Nissan Navara (Frontier)4723
10Toyota RAV43683

Modelos diferentes

O mercado chileno tem modelos muito diferentes do mercado brasileiro porque o país não produz nenhum veículo, todos são importados. Isso resulta em uma variedade de veículos importados de diversas partes do planeta. A Mitsubishi L200, por exemplo, vai da Tailândia para lá. Os carros da Chery são importados da China e não do Brasil. Isso acontece porque o Chile não tem barreiras para a importação e também não integra diretamente o Mercosul. Isso faz os carros brasileiros pouco competitivos para o país.

MG ZS voltou à liderança no Chile (foto: divulgação/ MG)

Entre os 10 mais vendidos, nenhum carro é produzido no Brasil. O Chevrolet Groove, por exemplo, é um SUV pequeno posicionado abaixo do Tracker que é fabricado pela subsidiária da GM na China. No Chile ele custa aproximadamente R$ 70 mil, realizando a conversão direta entre as moedas. O Chevrolet Sail é uma espécie de Classic que foi vendido por aqui. Ele foi desenvolvido na China, mas é produzido na Colômbia com muitos componentes em comum ao nosso Onix. Em vários mercados também é vendido com o nome “Aveo”.

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