Spin é boa opção de usado versátil e barato de manter

Spin é boa opção de usado versátil e barato de manter

A Spin foi lançada em 2012 com a tarefa de substituir Meriva e Zafira. Mesmo sem ter o mesmo carisma, e com projeto menos refinado, ela acabou se destacando no mercado pela boa relação custo/benefício e pela versatilidade.
Dianteira da Spin até a linha 2017. Apelidada de “capivara” pela semelhança com o animal.

No lançamento, já como linha 2013, ela vinha em 2 versões: LT e LTZ. A segunda sempre mais completa. E ambas com o tradicional motor 1.8 família 1 da GM, batizado de EconoFlex na época, com até 108 cv no etanol e 17,1 kgfm de torque. Com opção de câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6.

Destaques para a lista de itens de série, desde a versão LT já trazia ar, direção, vidro, trava e alarme, ABS, airbag duplo, rodas de liga, computador de bordo, sensores de ré, volante multifuncional e regulagem de altura para volante e banco do motorista. As versões com câmbio automático ainda adicionavam o controle de cruzeiro e botões pra troca de marcha na alavanca.

Detalhes da Chevrolet Spin da linha 2013. Central MyLink só chegou na linha 2014

A versão LTZ adiciona uma das coisas mais procuradas: Os dois bancos adicionais, somando 7 lugares ao todo. Nessa hora da saudade da Zafira. Como os bancos não tem o mesmo sistema Flex7 oferecido na antiga minivan, os bancos adicionais são de usabilidade difícil e, além disso, acabam ocupando 150 litros dos 710 litros disponíveis na versão de 5 lugares.

Em 2015, é lançada uma versão com alma aventureira. A Activ, com opção de apenas 5 lugares e o estepe na traseira. A versão de Active7 com 7 lugares foi lançada apenas na linha 2019 após perder o estepe na traseira.

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A reestilização chegou só na linha 2019, onde finalmente teve uma mudança de estilo, atendendo as críticas recebidas do design antigo, que chegou até a receber o apelido (carinhoso ou não) de “capivara”

Versão aventureira com 7 lugares chegou na reestilização, após perder o estepe na traseira (Divulgação/Chevrolet)

Dicas

Série Advantage

Na linha 2014 e 2015 existe a versão Advantage, baseada na versão LT e adiciona rodas com pintura escurecida, faróis de mascara negra e adesivos alusivos a versão. Sempre na cor Cinza Mond. Essa versão saiu de cena em 2016 e voltou em 2017 e 2018 somente com transmissão automática e com mais opções de cores.

Central My Link

Central multimídia MyLink só está disponível a partir da linha 2014 com tela de 7 polegadas. MyLink 2 somente a partir da linha 2018.

Câmbio automático

O Câmbio GF6 utilizado nas versões automáticas da Spin é bem escalonado e trabalha muito bem com o motor 1.8, mas a partir da linha 2016, ele recebeu algumas atualizações (GF6-2) com isso passou a ter trocas mais rápidas.

Direção Elétrica e câmbio manual com 6 marchas

A partir da linha 2017, a Spin recebeu diversas modificações mecânicas para ficar mais econômica e atender as novas normas de emissões. Dentre essas modificações, a minivan recebeu uma nova caixa de direção com assistência elétrica, melhorando a convivência no dia a dia e também uma nova transmissão manual com 6 velocidades.

Versão LS e kit GNV

Evite as versões LS, vendidas para frotistas esses carros costumam não ter um bom histórico de cuidados e manutenção, além de ter poucos equipamentos de série. Geralmente essas versões vêm com calotas e sem vidros elétricos. Outra atenção especial aos kits GNV: a maioria não foi instalada na Rede Chevrolet e não contemplam mais a garantia de 3 anos.

Versão LS: Voltado ao público frotista. Ausência de neblinas e calotas identificam a versão.

Os rivais

Fiat Doblo pode ser uma opção interessante, mas a falta de um transmissão automática e uma cara nova joga contra.


O mercado de Minivans teve seu boom nos anos 2000, mas acabou em declínio. Quando a Spin foi lançada, já não existiam tantos concorrentes. Atualmente, apenas 2 figuram entre os possíveis rivais nessa disputa.

O Honda Fit de certa forma ainda é um rival pela categoria de minivan. É uma opção interessante pra quem quer um carro versátil e não tão grande quanto a Spin. Mas quando o assunto é passageiros, aí não tem nem como discutir.

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A Fiat Doblo é uma das alternativas mais próximas e é o mais preparado para enfrentar a Spin de frente. Leva 7 pessoas com mais competência que a Spin, mas a ausência de uma atualização visual há mais de 10 anos e a falta de um câmbio automático e um cruise control jogam contra a minivan italiana.

Vale a pena ter uma Spin?

A Spin é uma ótima opção para convívio diário. Traz boa visibilidade, conforto e vários equipamentos desde a versão LT. Desempenho e consumo aceitável para um carro com o porte que ela tem. Ótimo espaço pra bagagens e custos de manutenção baixos por conta do seu conhecido motor 1.8 família 1 da Chevrolet. Se versatilidade for mais importante que design, ela pode ser uma boa candidata a disputar uma vaga na sua garagem.

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