Foi preciso um empurrão da lei para que a GM se mexesse e mudasse o motor de dois de seus modelos. Assim, a Chevrolet Montana e a Chevrolet Tracker ganharam mais potência e conseguiram ficar mais econômicas na versão 2025. O segredo foi implantar injeção direta de combustível.
Até então, os modelos eram equipados com injeção indireta multiponto. A mudança atende a nova regulamentação do Proconve 8, que endurece as emissões de carbono a partir do primeiro dia de 2025. Além da injeção direta, uma atualização de softwares garantiu os números melhores.
Dessa forma, a potência do motor 1.0 turbo foi de 116 cv para 121 cv com etanol e de 116 cv para 117 cv com gasolina. O torque subiu de 16,8 kgfm/16,3 kgfm para 18,9 kgfm/18,3 kgfm com etanol e gasolina, respectivamente.
Já o motor 1.2 turbo subiu de 133 cv para 141 cv com etanol e de 132 cv para 139 cv com a gasolina. E o torque do 1.2 foi de 21,4 kgfm/19,4 kgfm para 22,9 kgfm/22,4 kgfm.
O Chevrolet Tracker ganhou em aceleração. Agora, a versão 1.0 faz de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, contra 11,8 segundos na injeção indireta. Já o 1.2 melhorou de 11,1 para 9,7 segundos.
Já o Chevrolet Montana foi de 11,7 para 10,9 segundos para atingir 100km/h após inércia no câmbio manual e de 10,1 para 9,5 segundos no automático.
Outra notícia interessante para o comprador é a economia de combustível. Segundo a montadora, a economia chega a 7,7% na gasolina e 7% no etanol. O próximo modelo a experimentar as melhorias será o Chevrolet Onix.
Apesar disso, algo muito esperado não mudou. A famigerada correia dentada banhada a óleo permanece na linha 2025. A GM, pelo menos, estendeu a garantia para 240 mil km, desde que o cliente faça as revisões corretamente, em dia e em concessionária.