A Chery criou uma nova marca na tentativa de aumentar sua participação no mercado mundial de veículos. Com foco forte no mercado europeu, a marca negocia produzir veículos em fábricas ociosas da Volkswagen na Alemanha. Essas fábricas tiveram seu parque produtivo reduzido nos últimos meses porque a Volkswagen passa por uma readequação de sua estrutura nos países europeus.
A nova marca da Chery foi chamada de “Lepas” e deve estrear no ano que vem. Até 2030 deve ter pelo menos cinco SUV’s em versões elétricas, híbridas e convencionais. Um deles é o Lepas L8, que já foi divulgado pela marca (foto abaixo). Na atual fase de negociação com a Volkswagen, a Chery estuda os acordos sindicais vigentes e a logística necessária para se instalar nesses países, informou a agência Automotive News Europe.

A Chery busca produzir na Europa não apenas para ter volume no mercado, mas para evitar as tarifas que os países do bloco europeu estão impondo para reduzir a invasão dos carros importados da China. Ao se instalar na Alemanha a empresa também espera absorver mão de obra qualificada que tenha sido dispensada pela Volks nos últimos tempos.
Já para a Volkswagen o acordo com uma concorrente chinesa é uma luz sobre os atuais problemas da empresa, que percebeu que o seu modelo de produção atual não é sustentável a longo prazo (falamos disso aqui). Segundo o site Canaltech, uma executiva da marca sinalizou que os produtos da Lepas chegarão ao Brasil no ano que vem. Por aqui a Chery mantém uma sociedade com a brasileira Caoa, que é exclusiva para os produtos da Chery, não contemplando as outras marcas do grupo, como Jaecoo e Omoda – que chegaram recentemente ao Brasil.