Em um mundo em constante evolução tecnológica, os motoristas enfrentam uma frustração recorrente: a falta de um padrão único de tela multimídia entre as mais diversas montadoras de carro. A cada troca de veículo, os clientes precisam se readaptar a interfaces distintas, resultando em desconforto e perda de tempo. Se depender da Volkswagen, isso deve mudar globalmente.
O CEO da Volks Thomas Schäfer decidiu criar um apelo aos concorrentes e, por que não, para a própria montadora. Não será a hora de todas trabalharem em conjunto e tornar os modelos mais intuitivos?
“Os comandos táteis e o touch screen traumatizaram muitos donos de carros”, disse Schäfer em entrevista recente à Autocar. Falando sobre o lançamento do novo Tiguan na Europa, ele fez uma mea culpa e disse que a montadora decidiu tornar os comandos mais fáceis, após ouvir tantas críticas dos clientes.
“Não confunda nossos clientes toda vez que um novo modelo sai. Não mude os botões daqui para lá, para lá e para cá. Na Volkswagen , sempre fomos ótimos para fazer o motorista sentar no carro e saber onde está tudo imediatamente, intuitivamente”, disse.
Padronizar é preciso
A ausência de um padrão único de tela multimídia é uma questão que afeta diretamente os motoristas. Cada montadora utiliza interfaces personalizadas, layouts e controles diferentes, o que torna a transição entre veículos uma tarefa árdua. A necessidade constante de se adaptar a novos sistemas pode gerar confusão, distração e comprometer a segurança no trânsito.
Para garantir a satisfação do cliente, é essencial que as montadoras foquem na experiência do usuário. A padronização da tela multimídia pode oferecer diversos benefícios, como redução do tempo necessário para se familiarizar com o sistema, aumento da produtividade durante a condução e minimização de erros causados por interfaces complexas.
A padronização também pode abrir portas para futuras inovações, como integração a dispositivos móveis e sistemas de inteligência artificial.