As montadoras são desafiadas sempre a, assim que lançar um carro, já pensar num melhor para a próxima geração. Quase sempre dá certo e o sucessor deixa o antigo para trás. Mas tem vezes que a fabricante pisa na bola e acaba fazendo um carro pior, seja em estética ou em conteúdo.
O Turboway separou aqui cinco modelo de carros que mudaram para pior de uma geração para outra. A ideia é focar mais na estética, mas há exemplos de piora também mecânica. Confira e diga se concorda nos comentários.
5 – Chevrolet Montana de 2ª geração
No quinto lugar, a picape que embarangou de uma hora para a outra. A Chevrolet Montana de 1ª geração era correta, bonita, baseada na família do Corsa. A GM, porém, decidiu dar uma sacudida no catálogo, trocando vários modelos de uma vez.
Para a caminhonete sobrou se filiar ao Agile, um carro que não era um exemplo de beleza e que foi pensado como hatch. As linhas adaptadas para a picape não tiveram o mesmo sucesso que a versão anterior. Demorou um pouco, mas a Montana teve sua redenção, ao ganhar nova cara, muito mais bonita na atual 3ª geração.
4 – Hyundai i30
Em quarto, um carro que melhorou esteticamente, mas piorou mecanicamente. A Hyundai trouxe o bom i30 de primeira geração para cá, em 2009, para brigar com VW Golf e Ford Focus, mesmos rivais na Europa. Ele foi bem, mas chegou um momento em que precisou de uma repaginada.
A Hyundai acertou no design, deixando-o mais com a cara da época, 2012. Porém, errou feio no motor. Alguém na empresa achou que era melhor trocar o 2.0 16V e 145 cavalos pelo 1.6 aspirado de 128 cavalos do HB20. Não fez sentido, já que a chegada do HB20 era para separá-lo do i30 no catálogo. Pra gente, sobrou a inveja da versão europeia equipada com motor 1.6 turbo de 186 cavalos…
3 – Volkswagen Gol G4
A terceira colocação vai para um gol contra da Volkswagen. Líder em vendas, o Gol quase perde o trono após uma pataquada da montadora. O Gol G3, até hoje muito adorado por seus donos, deu lugar a um carro que perdeu em quase tudo.
O Gol G4 tinha um acabamento péssimo, herdado do VW Fox, carro que o empurrou mais abaixo. Temendo uma canibalização, a Volkswagen decidiu dar uma pioradinha no Gol e deixar o Fox uma faixa acima do mercado. O Gol sofreu bastante até a chegada do G5 – que recolocou as coisas no lugar.
Por outro lado, mecanicamente o G4 é considerado um dos maiores acertos da Volkswagen, principalmente na comparação com o G3, que vinha com alguns defeitos crônicos.
2 – Honda Civic de 9ª geração
Medalha de prata para quem achou certo trocar a beleza do Honda Civic 8 pela seriedade do 9, em 2012. Era uma tarefa difícil manter a beleza, é verdade, já que a 8ª geração acertou em cheio, mas a Honda deixou muito fã chateado.
Além do visual sisudo, o Civic perdeu em esportividade e até em consumo de combustivel. Perdeu também a liderança para o rival Toyota Corolla, até hoje na frente, 12 anos depois. A 8ª geração costuma valer mais em sites de usados.
1 – Hyunda Santa Fe 2024
No topo da lista dos carros que mudaram para pior, está esta caixa de sapato, que talvez pense ser Land Rover, mas que na verdade é essa feiúra aí acima. A Hyundai anda despreocupada com padrões, é verdade, já que boa parte da linha tomou um chacoalhão estético, mas tudo tem limite.
O carro é uma evolução, com vários itens novos, modernos, com interior refinado, mas precisava dessa traseira? O tempo dirá se a Hyundai acertou. Quem gostava do Santa Fe anterior, vai ter que procurar algum rival. Ou voltar uns 25 anos no tempo, até a época em que os SUVs eram quadradões.