A startup japonesa Skydrive, que recebe investimentos da Toyota, fez um voo de quatro minutos com seu carro voador SD-03, no começo do mês. É mais um passo de um ambicioso projeto, patrocinado por 100 empresas, de lançar um serviço de veículos voadores em 2023.
Equipado com oito motores, o veículo levantou voo de sua área de testes, na cidade de Toyota, Japão. Fez uma decolagem vertical, voou quatro minutos e pousou, também verticalmente, em segurança. O piloto tinha os controles na mão, mas um computador, no solo, ajudou a manter a estabilidade do voo.
‘Ah, só quatro minutos?’ Pode parecer pouco, mas é um passo importante nessa longa caminhada, que para a startup já dura 8 anos.
Segundo informações da própria Skydrive, o SD-03 é o menor carro voador em desenvolvimento do mundo. Ainda assim, ele é bem maior que um carro de passeio, e leva apenas uma pessoa. São 4 metros de comprimento, por 4 de largura e 2 de altura.
Takumi Yamamoto, diretor de design, disse que para criar um novo veículo, de um transporte ainda inexistente, escolheu a palavra ‘progressivo’ como inspiração. “Queremos que este veículo seja futurístico, carismático e desejável para todos os consumidores”, disse o pioneiro.