Carro usado ficará mais barato com chegada do novo carro popular?

Mercado espera um efeito cascata a partir do barateamento dos carros zeros

O recente anúncio do governo federal sobre o barateamento do veículo zero quilômetro, por meio de uma recriação do carro popular, trouxe muita expectativa. Uma delas é se haverá reação em cadeia. Muitas pessoas se perguntam se o carro usado ficará mais barato por causa da medida, ainda que o governo nada tenha falado a respeito dos veículos de segunda mão. A notícia pode ser boa para quem vai comprar. E não muito para quem precisa vender.

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Com a diminuição dos preços dos carros populares novos, é esperado que a demanda por esses veículos aumente consideravelmente. Muitas pessoas que antes não tinham condições de adquirir um carro novo poderão enxergar essa oportunidade como uma forma mais acessível de possuir um veículo. Esse aumento na demanda pelos carros zero quilômetro pode, por sua vez, afetar o mercado de carros usados. Porém a diminuição de preços dos novos tem prazo e será um efeito passageiro.

Com a maior oferta de carros zero quilômetro a preços mais acessíveis, é provável que parte dos consumidores que anteriormente buscavam carros usados optem por adquirir um veículo novo. Essa mudança no comportamento de compra pode ocasionar uma diminuição na demanda por carros usados, uma vez que muitos consumidores podem preferir investir em um veículo zero quilômetro, que geralmente apresenta menos desgaste e oferece garantias de fábrica.

Como resultado desse deslocamento da demanda, é possível que ocorra uma queda nos preços dos carros usados. Com menos pessoas interessadas em comprar veículos usados, os proprietários de carros usados podem ter que ajustar seus preços para torná-los mais atrativos em comparação com os modelos zero quilômetro. Isso pode significar uma desvalorização dos carros usados no mercado, especialmente nos segmentos mais populares.

Por outro lado, é importante ressaltar que a desvalorização dos carros usados não ocorrerá de forma uniforme em todos os segmentos e categorias. Carros mais antigos, com maior quilometragem e com menos tecnologia embarcada, por exemplo, podem sofrer uma desvalorização mais acentuada. Já veículos de luxo ou raros, que geralmente têm um público mais específico, podem não ser afetados da mesma maneira.

Além disso, é necessário considerar que o mercado de carros usados é influenciado por diversos fatores, como oferta e demanda regionais, condições econômicas e até mesmo a idade média da frota de veículos. Portanto, embora a redução do preço dos carros populares zero quilômetro possa ter um impacto geral na desvalorização dos carros usados, é importante lembrar que o mercado automotivo é complexo e sujeito a múltiplas variáveis.

A cada carro zero vendido no Brasil, sete usados são comercializados

Os veículos usados têm uma importante participação no mercado, muito maior do que as de veículos zero quilômetro. Em abril, segundo dados da Fenauto, foram vendidos 1,039 milhão de unidades, ou 34 mil carros usados por dia no Brasil.

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Ao mesmo tempo, foram vendidos 151 mil carros zero quilômetro, de acordo com a Fenabrave. Na média, em cada dia de abril foram comercializados 5 mil unidades, 14% do mercado de usados.

Até a saída das medidas anunciadas pelo governo, a dica para quem quer vender um carro é fazer agora. E para quem vai comprar, a dica é esperar.

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