Esta é uma pergunta que tem sido feita por muitos interessados em trocar de veículo. Carro por assinatura vale a pena? A primeira resposta é: pare e faça as contas. Ter um carro por assinatura pode ser vantajoso ou pode não ser. Depende da matemática. Sua e da oferta da empresa de alugueis. Mas antes que pareçamos em cima do muro, vamos encaixar o seu perfil mais abaixo e te dar a resposta.
De tempos para cá, a oferta de modelos aumentou bastante, com a chegada em peso das montadoras oferecendo este tipo de serviço. Hoje a Fiat, a Volkswagen, a Renault, a Chery e a Audi são apenas alguns exemplos.
Mas antes de detalhar esta conta, vamos explicar em linhas gerais como funciona um plano de assinatura de carros.
Carro por assinatura: Novos tempos
Estamos na era do ‘usar’ e não do ‘ter’. Antes tínhamos CD, DVD e hoje usamos Spotify e Netflix. Com o carro é parecido. Agora podemos pagar para usar pelo serviço. E se não quisermos mais, paramos de assinar – e devolvemos o carro, é claro.
Funciona assim: por um valor fixo, você paga uma mensalidade que contempla praticamente tudo: o valor do carro, a manutenção, a documentação, o IPVA, o licenciamento, o seguro e as manutenções. Todos os valores que você já gasta, um pouco mais durante uns meses e menos em outros, vira um valor fixo ao longo de todo o ano. Sem surpresas com mecânicos, por exemplo.
É bom lembrar que o serviço não inclui o combustível nem as multas. Em geral, se você for multado, a empresa irá pagar e te cobrar em seguida com uma taxa de administração acrescida ao valor. As empresas também costuma limitar a quilometragem. Se você for de rodar muito, irá pagar a mais por isso.
Matemática
Feita a explicação básica, vamos às contas. Para saber se vale mais ou não a pena o carro por assinatura, é preciso saber o quê levar em consideração. Se você só gosta de andar de carro zero quilômetro, e faz trocas a cada dois anos, por exemplo, muito provavelmente, sim, valerá a pena. Se você financia boa parte do carro na compra, também. Mas se você prefere andar de seminovo, demora mais para trocar de carro, e costuma fazer as compras à vista, provavelmente não valha tanto assim.
É que, além do gasto com seguro, manutenção e impostos, a conta leva em consideração dois itens invisíveis: a depreciação do carro, muito maior para quem pega veículos zero quilômetro, e os juros que você ganharia caso aplicasse o dinheiro da compra em investimentos financeiros. São contas mais difíceis de se fazer, mas que são importantes e devem ser levadas em consideração.
Por exemplo…
Para ajudar a saber se um carro por assinatura vale a pena, O Turboway consultou um Jeep Renegade Longitude 1.8 AT, que custa cerca de R$ 105 mil na tabela Fipe. Pelo serviço de assinatura, ele custa R$ 1.889 por mês, no plano de 24 meses e 1.000 quilômetros mensais de franquia. Ou seja, ao longo destes dois anos o dono terá desembolsado R$ 45,3 mil. E ainda deixou rendendo juros os R$ 59,7 mil que ele não gastou para comprar o veículo de R$ 105 mil à vista. Aplicando esse montante em um investimento de 5% ao ano, ele rentabilizaria R$ 6,1 mil, ou seja, no fim das contas, o valor gasto na assinatura de dois anos do carro teria sido de R$ 39,2 mil.
O mesmo veículo sendo comprado novo e à vista em concessionária, depois de dois anos de uso, valeria ao dono apenas R$ 80 mil, por causa da depreciação. Além desta perda de R$ 25 mil, o comprador terá gasto cerca de R$ 7,5 mil em IPVA nestes dois anos, mais cerca de 6 mil de seguro, fora o valor das revisões e da documentação. Ao final do período, a conta ficaria perto de R$ 40 mil. É quase o mesmo valor da assinatura, mas aqui o comprador ainda ficaria com o ônus de ter que resolver tudo por conta, como as revisões, a documentação e o seguro.
A conta piora se o veículo for comprado por financiamento, já que os juros costumam valer, em média, de 20 a 25% do valor do veículo.
Mas nem sempre a assinatura vale a pena. Se você anda sempre de carro seminovo ou usado, o melhor é continuar com ele, porque, como vimos no exemplo acima, o maior vilão do carro é o fator depreciação, que o carro usado não sofre tanto assim. Mas, é claro, a comparação seria de um carro usado com um novo, o que, convenhamos tem diferenças.
Carro por assinatura vale a pena? nem tudo é mil maravilhas
No site Reclame Aqui não é difícil encontrar relatos de problemas envolvendo empresas de assinatura, sobretudo com burocracia e demora na entrega. É bom levar isso em consideração também. Lembre-se que você está pagando por um serviço e não fazendo apenas uma compra de um produto.
Este relato abaixo foi feito por um locador de Belém-PA.
Fiz contato com a empresa a fim de locar carro por 24 meses. A pessoa me convenceu que locar seria melhor que comprar veículo, daí começou a saga do cadastro. Já pediram tanto documento que pensei que estivesse comprando um veiculo novo, já que o plano promete agilidade e desburocratização!!!! (…) o processo demorou tanto que que pensei ‘imagina pra receber o veiculo…’ Desista………
Este outro é de um cliente de Natal-RN, que reclama do descumprimento do prazo de entrega do carro
Assinamos contrato com a empresa e pagamos a entrada do contrato dia 15.06. A partir daí começou a contar o prazo de 45 dias para recebimento do carro, de acordo com o próprio site da empresa. Na minha página logada, inclusive, aparecia a previsão para o dia 31.07. No dia 28.07 recebemos mensagem com a placa do carro inclusive. Agendamos então a entrega para o dia 30.07. Tudo ótimo e satisfeita, pois o prazo estava sendo cumprido. Porémmmm…na véspera da entrega, dia 29.07, recebi uma ligação informando que houve um erro e que o carro em questão não era o meu. Pediram para aguardar a chegada.
Toda semana, entro em contato, e eles vão me passando novos prazos:
03.08 – não foi cumprido
07.08 – não foi cumprido
17.08 a 23.08 – não foi cumprido
24.08 a 30.08 – NÃO TEMOS NENHUMA CERTEZA SE SERÁ CUMPRIDO.
A empresa em questão possui nota 7,7/10 no site Reclame Aqui.
Você possui um carro por assinatura? Relate para a gente como tem sido a experiência.