Caoa terá mudanças em parcerias e poderá ter marca própria. Veja o que deve mudar

Caoa atualmente se equilibra em parcerias com marcas asiáticas. Operação da marca brasileira tem planos ousados para o futuro

Há algum tempo que a atuação da Caoa tem sido alvo de especulações de mercado. Hoje a marca é importadora e fabricante exclusiva de parte da linha da Hyundai e é sócia da Chery no país. Essas parcerias terão mudanças este ano e a marca sonha ainda em lançar um veículo com marca própria. Veja abaixo o que se sabe dos planos da Caoa incluindo suas parceiras.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O que aconteceu nos últimos anos?

Para entender o motivo das especulações e das mudanças de fato que vão ocorrer é necessário entender o cenário atual da Caoa. A empresa é representante oficial da Hyundai no Brasil desde 1999. Foi responsável por criar uma imagem de credibilidade da montadora sul-coreana no Brasil, principalmente com a fabricação do Tucson, que a empresa iniciou a produzir sob licença em sua fábrica em Goiás.

Hyundai

A Hyundai se instalou no Brasil posteriormente e começou a produzir parte de sua linha enquanto a Caoa seguiu produzindo e importando outra parte. A montadora estrangeira gostou do mercado brasileiro e viu seu potencial. Decidiu então assumir toda a operação e a Caoa precisou ir à justiça para impedir esse rompimento.

Morte do fundador

Outro ponto que gerou especulações sobre a Caoa foi a morte de seu fundador em 2021. Carlos Alberto Oliveira Andrade era a alma de uma empresa que surgiu do nada com uma concessionária e se transformou em um império automotivo nacional. Carlos Alberto, no entanto, não era o principal nome da marca desde 2017 e já havia preparado o filho no comando da empresa.

Chery querendo mais

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O terceiro ponto é que a chinesa Chery deu sinais que poderia seguir o mesmo rumo da Hyundai e se esquivar da sócia. Esse rumor surgiu após a Chery manifestar interesse em trazer outras marcas de sua propriedade ao Brasil, como a Exceed, sem a participação da Caoa. Outra questão em relação à Chery é que a parceria Caoa-Chery fechou em 2022 sua fábrica em Jacareí, no interior de São Paulo, levando sua produção para Anápolis, onde divide espaço com a produção dos carros da Hyundai.

E como deve ficar?

Revelações sobre os planos da montadora no país foram dadas durante a apresentação do novo Caoa Chery Tiggo 7 Sport. A informação do reajuste de parceria com a Hyundai foi dada primeiro pelo jornalista João Brigato, do Auto+, e a notícia sobre ter um veículo sob marca própria foi publicada primeiro por Jorge Moraes, do Uol.

Segundo declarações do presidente da Caoa, Carlos Alberto Oliveira Andrade Filho, a empresa estuda abrir o capital na bolsa de valores e com isso ampliar sua estrutura. A empresa já expandiu suas operações em seu centro de distribuição na Grande São Paulo.

Marca própria no futuro

Ter uma marca própria, com veículos próprios, era um sonho do fundador da marca. A abertura do capital na bolsa deve custear parte deste sonho, já que desenvolver um veículo próprio e conquistar a confiança do mercado não é algo que se faz sem dinheiro. A nova marca surgiria como uma nova divisão dentro da Caoa, mantendo separado as parcerias com as demais marcas. Além de Hyundai e Chery, a Caoa também é a representante da marca Subaru no país.

Caoa e Chery

Sobre a fábrica de Jacareí, ela não deve voltar a operar pela Caoa. Segundo o jornal Folha de São Paulo, a Caoa está negociando a unidade com a Chery, em uma operação fora da parceria. A Chery deve mesmo trazer outras fábricas ao país em uma operação independente. A parceria Caoa-Chery, no entanto, continua ativa e produzirá veículos híbridos em Goiás.

Aliás, vale pontuar. A relação entre Caoa e Chery é uma sociedade onde a Caoa tem metade da empresa. Caso a Chery optasse por seguir de forma independente, teria obviamente que adquirir de volta a parte que vendeu para a Caoa em 2017.

Hyundai definirá futuro em março

A parceria com a Hyundai terá mudanças que serão anunciadas e março. A Caoa deve continuar parceira em concessionárias e na produção de alguns veículos licenciados pela sul-coreana, mas deve entregar a importação para a Hyundai. Assim, o aguardado anúncio da Hyundai para março deve listar os veículos da marca que vão chegar ao Brasil nos próximos meses já pelas mãos da própria montadora.

O vice-presidente da Caoa, Annuar Ali, revelou ao site Auto+ que a rede de concessionárias da Hyundai e da Caoa devem ser unificadas. Atualmente a rede da Hyundai é chamada de HMB e vende apenas os produtos feitos pela própria Hyundai. As concessionárias da rede da Caoa usam o nome Hyundai sob licença e vende os importados e fabricados por ela em Anápolis. “Tem uma seleção de coisas para o futuro que está sendo definida pela Hyundai com participação da Caoa”, disse Annuar.

A Caoa deverá seguir produzindo os veículos comerciais da Hyundai em Anápolis.

Notícias relacionadas

- PUBLICIDADE -

nossos destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -spot_img