Se é bonito de ser ver num mesmo espaço uma Ferrari F430 preta, um Lamborghini Aventador, um Jaguar F-Type conversível, um Audi R8 e um Mercedes-AMG GT R Black Series juntos, é uma tristeza sem tamanho encontrá-los todos amassados e arruinados, não?
Pois foi o que aconteceu na Inglaterra. Um caminhão que transportava uma dezena de supercarros dos mais admirados e veículos de alto desempenho acabou tombando e deixando vítimas essas preciosidades.
Segundo o motorista, o acidente aconteceu depois que ele desviou de ciclistas que praticavam o esporte na mesma estrada. Ou seja, se nada acabou bem para os modelos, pelo menos vidas foram salvas.
Richard Kilburn, o motorista envolvido, provavelmente passou pelo susto de sua vida enquanto estava na estrada. Contratado pela Everyman Racing Driving Experiences, ele transportava esses luxuosos veículos do circuito de Brands Hatch para o circuito de Goodwood para um evento. É costume os veículos transitarem entre os eventos a bordo de caminhões-cegonha.
Durante os 120 km de percurso, a situação ficou crítica enquanto ele descia a A20 em uma ladeira íngreme, com muito vento lateral. O reboque começou a balançar perigosamente para os lados, apesar dos esforços de Kilburn para controlá-lo. E o pior estava por vir: alguns metros à frente, ele avistou o grupo de ciclistas.
Ele jogou de lado a pesada carreta de 40 toneladas e acabou experimentando o chamado efeito tesoura, em que o caminhão acaba se voltando para o outro lado, tombando sem dó. Isso ocorre muito em rodovias sinuosas. O motorista consegue salvar na primeira virada de volante, mas o peso da carga joga contra e o veículo acaba tombando para o lado oposto.
“Parece pior do que foi devido ao valor dos carros. E eu estava pensando no que o chefe diria, mas o seguro cobrirá. O mais importante é que ninguém ficou ferido”, explicou o resignado motorista ao jornal britânico Daily Mirror.
Além dos dois Ferrari F430 pretos, do Lamborghini Aventador, do Jaguar F-Type conversível, do Audi R8 e do Mercedes-AMG GT R Black Series que dissemos no começo do texto, havia mais modelos.
Um pouco mais escondidos debaixo do caminhão estavam um Nissan GT-R, um Aston Martin DB11 e um Bentley Continental GT Supersports e um BMW Série 3 Coupé da quarta geração. A estimativa é que, só em carros, o prejuízo tenha passado de 2 milhões de libras – algo em torno de R$ 12 milhões. Isso sem contar o caminhão, que deve ter lá o seu valor.