Altas temperaturas pelo Brasil e a polêmica da vez são as cobranças de motoristas de aplicativos pelo uso do ar-condicionado no carro. Se você ainda não viu nada sobre isso, explicamos mais abaixo.
A dúvida aqui é se o carro com o ar-condicionado ligado gasta mais gasolina. A resposta em relação aos carros convencionais, aqueles com motores apenas à combustão (gasolina e/ ou álcool), é sim. O ar-condicionado ligado eleva o gasto do motor porque o compressor do ar exige mais dele.
Por que o ar-condicionado gasta mais gasolina?
Rápida explicação: o compressor do ar-condicionado em um carro convencional é movido pela correia do motor. Quando o ar está ligado, a correia passa a ter a função também de alimentar esse compressor, e aí aumenta seu esforço e por consequência requer mais combustível para o trabalho mais pesado.
E de quanto é essa redução? De acordo com especialistas é variável de marca para marca, mas pode chegar até 10% do consumo total.
E qual é a polêmica do motorista de aplicativo?
Se espalhou pelas redes sociais uma foto de um passageiro que flagrou um aviso em um carro de motorista de aplicativo sugerindo um pagamento para que ele ligue o ar. No aviso, reproduzido abaixo, é sugerida uma caixinha de R$ 2.
A placa não é de um caso isolado. Várias postagens mostraram que diversos motoristas têm pedido a caixinha para o ar-condicionado. É um reflexo do que as plataformas têm feito com os motoristas que aderem aos seus aplicativos: os repasses aos motoristas são pequenos enquanto o custo para manter um carro só aumenta.
As plataformas não são taxativas ao responder se essa cobrança é permitida ou não. Indrive e 99 afirmam que os termos da corrida devem ser combinados entre motorista e passageiro. Diante de uma resposta assim é possível dizer que a cobrança do ar é permitida.
E tem carro que não gasta mais combustível com o ar ligado?
Dos carros à combustão não. Todos os carros disponíveis no mercado atualmente com motor à gasolina ou álcool utilizam a correia do motor para manter em funcionamento o compressor do ar-condicionado (veja diagrama lá acima).
A coisa muda nos carros híbridos ou elétricos. É que nesses modelos a estrutura é totalmente diferente. Por exemplo, nos carros híbridos leves – que estão chegando cada vez mais ao país – o sistema de ar-condicionado é tocado pelo motor elétrico, enquanto o motor à combustão fica responsável apenas por mover o carro.
Mas para saber mais sobre isso é preciso consultar modelo a modelo. Por exemplo, os primeiros Toyota Prius – que é um carro híbrido – alimentavam o ar-condicionado com a correia do motor, assim como nos carros convencionais.