Toda cobrança comum aos cidadãos vira cobiça na mão de golpistas. Sabendo que boa parte da população paga IPVA no início do ano, começam a aparecer diversos sites que tentam enganar a pessoa como se fosse o site do governo ou um correspondente bancário que faz o serviço. A pergunta que as pessoas fazem é: se eu caí no golpe, eu consigo recuperar o valor de alguma forma?
A resposta é não. Se cair em um golpe dificilmente você verá esse dinheiro de volta e não poderá pedir abatimento ao governo. Afinal, você não pagou o governo. O fato: você terá que pagar o imposto “novamente”, mas desta vez da forma certa.
Parece uma colocação obvia, mas a pergunta é muito recorrente. Por isso é importante quem faz pagamentos via internet saber o que está pagando e para quem está pagando. O IPVA cobrado todo ano só pode ser pago pela rede bancária (o seu internet banking ou o caixa eletrônico) ou pelo site da Secretaria da Fazenda do Estado. No caso de São Paulo, é esse aqui: https://pixipva.fazenda.sp.gov.br/pixipva.auth/
Caiu em golpe? Registre ocorrência
Caso você tenha pago o IPVA fora deste sistema e caiu em um golpe, o importante é registrar ocorrência na polícia. Também é importante consultar um advogado, pois em alguns casos o golpista deixa rastros onde é possível descobrir quem aplicou o golpe e acionar juridicamente. Se vale a pena ou não, só um advogado poderá fazer essa análise caso a caso.
Registrar ocorrência na polícia é importante por três motivos. Primeiro, você está documentando que caiu em um golpe e isso pode ser útil no futuro, afinal qualquer hora podem te questionar porque você depositou dinheiro para um criminoso. Segundo, porque a polícia pode usar essas informações para tentar chegar ao sujeito mal intencionado. E, terceiro, que também é um sinal de empatia: um caso assim documentado pode ajudar outras pessoas a não cair em no mesmo golpe.
Existem sites fora do Detran credenciados para parcelar impostos
Existem ainda os sites credenciados pelos Detrans para o parcelamento e pagamento de impostos veiculares atrasados. Nesse caso é importante você se informar no Detran de seu estado se realmente o site que oferece este serviço está credenciado para isso. Por aqui conhecemos o Zapay, que inclusive é parceiro do Turboway.