A chinesa BYD já é a 4ª maior fabricante de carros do mundo, ultrapassando a gigantesca americana Ford. É um feito e tanto, já que estamos comparando uma marca relativamente nova no mercado com uma pioneira. Em duas décadas, a chinesa se transformou em uma empresa do futuro.
A BYD já tem uma fatia de 4,8% do mercado global, muito perto da terceira colocada, a Honda, que detém 4,9%. As líderes são a Toyota, com 9,8% e Volkswagen, com 6,5%.
A Ford, na verdade, perdeu duas posições no ranking. Além de perder espaço para a BYD, a americana foi ultrapassada também pela coreana Hyundai. A Hyundai está agora com 4,3% do mercado, e a Ford, com 4,2%. Cada décimo de ponto decimal representa milhares de vendas.
Completam a lista, Chevrolet (4%), Suzuki (3,9%), Kia (3,5%) e Nissan (3,3%). Ou seja, das 10 empresas que mais vendem carros no mundo, 7 têm sede na Ásia.
BYD quer escalar também o mercado brasileiro
Embora haja um campo muito longo até lá, a BYD quer também ser gigante no Brasil. Aproveitando a inércia das rivais tradicionais, a chinesa veio com tudo ao Brasil, trazendo carros elétricos como o Dolphin. A chegada dela mexeu com o próprio mercado de elétricos, acostumado, até então, com preços maiores.
Por pressão das grandes montadoras, é possível que o governo brasileiro freie o ímpeto da BYD, taxando ainda mais os modelos eletricos dela, atualmente importados ao país.
Resta saber para quem irão chorar as mesmas montadoras, assim que a BYD fabricar os modelos por aqui. As intenções dela são grandes. A antiga fábrica da Ford em Camaçari/BA já foi comprada pela chinesa. Ou seja, não foi só globalmente que a BYD deixou a Ford para trás.