A chinesa BYD está em negociações avançadas para assumir a fábrica da Ford, em Camaçari, na Bahia. É mais um passo para a marca de elétricos que atualmente trabalha para expandir de forma rápida sua rede de concessionários no país.
Agora: veja outros destaques do mundo automotivo em nossa home!
A assinatura de um acordo para investimento na Bahia foi divulgado pelo Governo do Estado e confirmado pela BYD. A empresa, porém, diz que o processo para assumir a fábrica ainda está pendente. Seriam R$ 3 bilhões para a criação de três fábricas no local.
Leia também sobre a BYD:
– De olho em futuros contratos, BYD empresta carro elétrico para a Polícia Civil de SP
– Chinês BYD Tan é lançado no Brasil após trocar nome de suco
A BYD pretende fabricar na Bahia chassis elétricos de ônibus e caminhões, além de carros elétricos e híbridos. A terceira unidade de produção seria de baterias. Toda a linha da BYD é elétrica e a empresa já está presente no país desde 2014, onde vende sua linha de importados e trabalha em projetos como o do monotrilho a linha 17 do Metrô de São Paulo.
A expectativa é que a antiga fábrica da Ford volte a operar até 2025. Atualmente a BYD vende no Brasil os modelos Tan, Han, D1 e Song Plus. O último é um SUV híbrido.
Para assumir a fábrica da Ford na Bahia, a BYD terá do governo incentivos fiscais até 2032. Em troca terá que contratar mão de obra local e buscar fornecedores preferencialmente na Bahia. Outro ponto do acordo é que a marca vai utilizar exclusivamente o Porto de Salvador para importar produtos. Isso deve gerar um novo polo de produção de veículos elétricos no país.
Atualmente outra chinesa caminha para ter o primeiro polo de produção de veículos 100% elétricos. É a Great Wall Motors, que está se instalando em Iracemápolis, no interior de São Paulo. A Great Wall comprou a antiga fábrica da Mercedes e deve estrear seus carros no Brasil em 2023.