Só o estado de SP tem mais Fuscas do que o país todo tem de Fiat Punto e VW Golf somados
Ele saiu de linha há 26 anos, mas está longe de sumir das ruas. O Detran São Paulo divulgou hoje, véspera do Dia Nacional do Fusca, que 650 mil Fuscas ainda circulam ativamente pelo estado. Nada menos que 10 mil deles ostentam a placa preta de colecionador.
Ou seja, existem mais Fuscas hoje em São Paulo do que Fiat Punto e VW Golf em todo o país – são cerca de 280 mil modelos da montadora italiana e 406 mil do hatch alemão.
Estatisticamente, também é mais fácil você topar com um Fusca do que com um Ford Ka numa rua de SP – são 476 mil modelos da Ford rodando no estado. Admirável para quem está fora de linha há quase três décadas.
As cidades paulistas que mais possuem Fuscas são também as mais populosas.
Cidade | Frota |
SÃO PAULO | 154.176 |
CAMPINAS | 15.561 |
GUARULHOS | 13.693 |
SANTO ANDRÉ | 13.165 |
SÃO BERNARDO DO CAMPO | 13.156 |
SOROCABA | 9.704 |
RIBEIRÃO PRETO | 8.630 |
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS | 8.115 |
OSASCO | 7.759 |
MAUÁ | 6.778 |
Quantos Fuscas existem por ano de fabricação? Qual o Fusca mais comum?
Segundo dados do Denatran, tratados pela PUP Consultoria, no país são exatamente 1.939.351 unidades em circulação, de todos os anos.
O Fusca mais comum é o 1300 ano 1976, com mais de 100 mil unidades ativas. Depois aparece o 1300 ano 1975, com 91 mil. O Fusca mais novo, o 1600 ano 1996, possui apenas 5.841 unidades em circulação, já que foram poucas unidades produzidas.
Veja os 10 Fuscas mais comuns no Brasil
Ano | Modelo | Frota |
1976 | 1300 | 102.321 |
1975 | 1300 | 91.010 |
1972 | 1500 | 86.666 |
1974 | 1300 | 77.923 |
1973 | 1500 | 76.843 |
1977 | 1300 | 74.757 |
1978 | 1300 | 72.180 |
1974 | 1500 | 69.841 |
1979 | 1300 | 67.123 |
1971 | 1500 | 62.681 |
Fusca: em linha no Brasil por mais de 4 décadas
Lançado na Alemanha em 1935, pelas mãos de Ferdinand Porsche, ele só chegou ao Brasil em 1950, de forma artesanal. No começo, ele vinha desmontado da Alemanha e era montado pela Brasmotor.
A fabricação pela Volkswagen só começou em 1959, ano oficial do lançamento no país. O Fusquinha ficou em linha até 1986, quando a montadora decidiu abrir espaço para produzir o VW Santana.
Voltou em 1993 após incentivos governamentais e saiu de linha definitivamente em 1996. Mas pelos números que mostramos, será difícil ele sair de cena tão cedo.