Muito fã torceu o nariz com o Gol Last Edition, anunciado pela Volkswagen para a despedida do lendário hatch da montadora. Primeiro pelo preço de quase R$ 100 mil, mas principalmente pela motorização: um singelo 1.0 aspirado. A exemplo de outras versões de saideira, era esperado algo mais apimentado.
Só que a versão manca do Gol é só para o Brasil. Das mil unidades do Last Edition, 650 são para o mercado nacional, todas com o motor 1.0 – e todas vendidas na pré-venda. As outras 350 unidades vão para mercados vizinhos e, pasmem, com a opção de motor 1.6 aspirado.
A explicação vai para a nossa legislação. Desde o começo do ano está em vigor o Proconve L7, que limita as emissões de poluentes. Todas as montadoras tiveram que rever algumas versões. A Volkswagen não pensou duas vezes e retirou o velho motor 1.6 da linha. Em países como a Colômbia a legislação não é tão rigorosa assim e o 1.6 ainda é livre para circular.
Como é o Gol Last Edition
Todas as unidades da série foram fabricadas na cor chamada “Vermelho Sunset”, antes disponível apenas em modelos mais caros, como o Nivus e o T-Cross. O carro tem ainda uma faixa preta na traseira, inscrição Last Edition na lateral e faróis com máscara negra.
Por dentro, o carro é o mesmo que já vinha sendo vendido, porém com um toque a mais no acabamento em preto, com o número do veículo dentro da série que está sendo produzida. A unidade 1000/1000 ficará com a Volkswagen e será exposta no museu da montadora em São Bernardo do Campo/SP.
Curiosamente, as mil unidades já foram produzidas na fábrica de Taubaté, mas a produção do Gol continua na unidade até o fim do ano. Significa que a série Last Edition não é propriamente a última “fornada” do carro popular da Volkswagen. O verdadeiro último Gol deve ser um Gol qualquer, montado pela última vez no fim de dezembro.