A montadora alemã BMW anunciou que produzirá o SUV híbrido X5 em sua fábrica de Araquari, em Santa Catarina. Com isso a marca passará a oferecer um modelo híbrido nacional em sua linha e afasta dúvidas a respeito do futuro de suas operações no Brasil.
A BMW opera em uma faixa de veículos de luxo acima das marcas mais populares do Brasil. Compradores desta faixa têm optado por veículos com tecnologia híbrida e 100% elétrica. Os modelos atuais da BMW vendidos por aqui com esse tipo de propulsão são importados da Europa e da América do Norte.
O X5 será o modelo mais moderno e mais caro produzido pela marca no Brasil e a produção deve começar ainda este ano. O X5 que é oferecido atualmente no Brasil é importado dos Estados Unidos. Atualmente ele custa R$ 732 mil. A versão que será feita por aqui é a xDrive50e de 498 cv. Ele tem propulsão combinada entre um motor convencional e um motor elétrico. Se considerar apenas o motor elétrico a autonomia é de 100 quilômetros. O carro vai de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
Segundo a BMW, a fábrica de Santa Catarina também tem capacidade para a produção de modelos elétricos, embora ainda não existam planos para um modelo assim ser fabricado por aqui.