Terror digital para algumas pessoas do Ocidente, gigante chinesa quer se expandir rapidamente e chegar aos EUA.
A gigante chinesa Baidu conseguiu a primeira vitória na corrida pelo serviço de transporte autônomo do país. A empresa acaba de lançar o primeiro sistema de táxi autônomo a operar na China. Por enquanto, apenas quem mora no arredores do Parque Olímpico Shouagang, em Pequim, poderá usar o serviço.
É uma vitória notável, já que muitas empresas estão desenvolvendo o serviço. A escolha pelo local é bastante significativa, pois ali será concentrada boa parte das competições dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.
Os desenvolvedores querem expandir o serviço rapidamente, primeiramente pela China, e em seguida nos Estados Unidos. A líder de buscas pela internet na China já tem autorização para testar seus veículos autônomos na Califórnia.
Como funciona
Os veículos autônomos ficam estacionados à espera de passageiros, que fazem os pedidos por meio do celular, por meio do aplicativo Apollo Go. Quando o passageiro chega no carro ele o destrava escaneando um QR code.
Assim que todos colocam os cintos de segurança, o robô inicia a viagem. O aplicativo fornece ao usuário navegação virtual e também buzina remota, o que segundo a empresa melhora a experiência do usuário.
Todos os veículos possuem conexão 5G e são interligados com operadores virtuais, que podem assumir o controle em caso de emergência. A empresa afirma que esta é apenas uma medida de segurança e a intervenção deverá ser próxima do zero.
Além de criar o software, a Baidu fabrica os veículos. Em associação com a Geely ela criou a Jidu Auto e planeja gastar US$ 7,7 bilhões nos próximos cinco anos.