Em viagem ao Peru, em outubro/24, conheci de perto a minivan Toyota Avanza. Com motor 1.5 – já conhecido aqui no Brasil – a Avanza está nas concessionárias do Peru em opções manuais e automáticas. O modelo mais em conta, com câmbio manual, sai por algo equivalente a R$ 112 mil, o que faria o veículo concorrer a altura com a Chevrolet Spin e a Citroën Aircross por aqui. Se você se animou, contenha-se: esse texto é para falar de um veículo que não temos no Brasil e, provavelmente, nunca teremos.
A minivan Avanza foi desenvolvida pela Daihatsu, a marca de carros para mercados emergentes da Toyota. Originalmente foi chamada de Daihatsu Xenia, mas também foi batizada de Toyota Veloz pela Ásia. Aqui na América do Sul a Toyota já comercializou produtos com a marca Daihatsu no passado. Atualmente ela opta por trazer esses produtos sob a marca da própria Toyota, principalmente para aproveitar a credibilidade que a marca goza por aqui.
A Avanza é um veículo fácil de encontrar pelas ruas do Peru nos serviços de táxi e de transporte de turistas. Tem capacidade para cinco ou sete pessoas com bancos adicionais no espaço do porta-malas. Ela também está disponível para venda na Bolívia.
Nesses países ela chega importada da Ásia. Não há qualquer notícia de que a Toyota pretenda trazer o carro para o Brasil, mas se o fizer não será por este mesmo caminho de importação. É que o Brasil impõe taxas de importação que impediriam o modelo de concorrer com as opções nacionais já citadas acima. Porém, fabricá-la aqui não seria algo impossível. A Avanza usa conjunto mecânico parecido com o do Yaris, que a Toyota fabrica no interior de São Paulo.
Dias atrás eu já havia lançado um texto falando de outra minivan que poderia se dar bem no Brasil: a Hyundai Staria. A Staria, no entanto, não tem qualquer produto da marca similar aqui no Brasil, o que inviabilizaria sua produção local. O Toyota Avanza, no entanto, seria algo mais viável, com a ressalva que o mercado de minivans não viver um momento empolgante no Brasil. Aqui cabe a “ressalva da ressalva”: as marcas têm chamado as minivans de “SUV” para aumentar seu apelo junto aos compradores e a Avanza já tem um visual que a favorece nesse ponto.
Veja o comercial da minivan Toyota Avanza feito para as Filipinas:
O acabamento interno é bom, em nível similar ao que oferecem as marcas que atuam no Brasil na mesma faixa de preços. É plástico, como você pode notar na imagem abaixo, mas de bom acabamento. A central multimídia é bem simples, embora tenha suporte para os sistemas de celulares, ela tem uma tela de oito polegadas com a resolução que lembra o que a Fiat oferece no Argo e no Cronos.
O projeto da minivan chamada Avanza que roda no Peru foi lançado em 2003 para atender o mercado da Indonésia, que se recuperava da crise econômica dos países asiáticos e necessitava de um modelo mais barato. Naquela época o modelo se tornou um sucesso de vendas naquela região da Ásia.
Essa versão que tirei fotos é da terceira geração do veículo, que é a versão atual disponível e que foi lançada no mercado em 2021. Os exemplares que chegam no Peru são importados da Indonésia. Além do Peru, aqui na América Latina o veículo está disponível na Bolívia, México e Costa Rica.
Versões
No Peru existem quatro versões da Avanza: duas manuais e duas automáticas. São duas versões movidas a gasolina (uma manual e outra automática) e duas versões movidas a gás (também uma manual e uma automática).
A Avanza tem 4,40m de comprimento, tamanho similiar ao da Chevrolet Spin e oito centímetros maior que a Citroën C3 Aircross. O motor é 1.5 aspirado, de 4 cilindros, de 105cv – o mesmo oferecido no Yaris aqui no Brasil.
Em todas as versões a roda é de aço de 15 polegadas e são oferecidos apenas dois airbags (ocupantes da frente). Todas as versões têm controle de tração e de estabilidade. A capacidade do porta-malas é de 498 litros – mais próximo do modelo da Citroën (492l) do que o da Chevrolet (756l).