Audi tira A3 de linha, à espera de definição do governo federal

Montadora espera receber créditos de até R$ 289 milhões do governo federal antes de anunciar nova linha no Brasil.

Apenas 30 unidades do A3. Este é o estoque das concessionárias Audi para quem ainda quiser comprar o modelo zero. A produção, que era nacional, foi encerrada em dezembro, na planta de São José dos Pinhais. A nova geração do A3 não é descartada para o segundo semestre, mas vai depender de negociações como governo federal.

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Audi nacional agora só no mercado de usados – foto: divulgação/Audi

Antes de anunciar novos investimentos no Brasil, a Audi quer receber os créditos que ela tem direito pelo antigo programa Inovar Auto, substituído pelo Rota 2030 em 2018. O Inovar Auto previa ‘cashback’ de IPI de importados para montadoras que mantivessem produção nacional de outros modelos. Era o caso da Audi, que tem a fábrica no Paraná, ao mesmo tempo em que trazia modelos importados diretamente da Alemanha.

Segundo a Audi, ela tem direito a receber parte dos R$ 289 milhões em impostos acumulados entre 2012 e 2017 por ela e mais BMW e Mercedes-Benz. A montadora não abre mão de receber estes valores antes de anunciar novos investimentos no Brasil. Além da nova geração do A3, ela pode trazer o SUV Q3 para a linha de São José dos Pinhais, já adaptada para as novidades.

Como recentemente o governo federal fez jogo duro com Ford e Mercedes, que acabaram anunciando a saída do país, é de se preocupar que a Audi tome rumos parecidos, infelizmente. Enquanto isso, Audi nacional só no mercado de usados.

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