Após o seu principal concorrente Android trazer novas atualizações para o Android Auto, a Apple demonstrou estar ligada no mercado ao anunciar uma nova geração do CarPlay para 2023. A principal característica dele será um controle de mais telas – além das que as montadoras já produzem.
O Apple CarPlay poderá cuidar também da tela de instrumentos atrás do volante e até de uma futura tela que recobriria boa parte do painel – algo ainda inédito no mercado. Sem contar, é claro, da central multimídia clássica.
As novidades foram apresentadas no Apple Worldwide Developers Conference, evento online que apresenta as principais novidades do mundo Apple. Foi divulgado, por exemplo, que o Iphone também terá melhor interação com o carro, e que haverá a possibilidade de se comunicar com veículos ao redor.
A ideia de apresentar uma funcionalidade que ainda nem foi prevista pelas montadoras, como as telas horizontais no painel, é para demonstrar a capacidade de resolução do aplicativo para diferentes formatos, mesmo aqueles que não seguem padrões atuais 16×9, 21×9, etc.
A Apple também mostra que pode ditar tendências de mercado, fazendo o caminho inverso: o software vem antes do hardware. No caso dela, que faz as duas coisas, não chega a ser um tiro no escuro. E uma vez que um dia a Apple pode fabricar seu próprio carro, ela já pode inverter as lógicas a sua maneira.
Na apresentação, a Apple mostrou algumas marcas, como Porsche, Jaguar, Acura, Volvo, Nissan e Ford, indicando que já possui parcerias em andamento. A atualização do Apple CarPlay deve chegar ao mercado no final de 2023.