A Toyota apresentou no Japão a nova cara do Toyota GR Yaris 2024, previsto para março. O modelo, que chega ao mundo para brigar com o VW Polo GTI, ganhou potência e um câmbio novo. O resultado é interessante.
Na apresentação feita no Tokyo Auto Salon foi possível ver e saber que o facelift é bem mais do que atualizações de visuais. O câmbio agora é do tipo Direct Automatic Transmission, otimizado para fazer trocas mais rápidas, com uma espécie de sintonia fina feita por um software. É a mesma caixa de marchas que a Toyota usa no campeonato japonês de rali.
Já o motor, um 1.6 turbo de 3 cilindros, salta de 261 cv para 280 cv. O torque foi de 360 Nm para 390 Nm. O motorista pode, ainda, redividir a distribuição da potência do motor pelos eixos. Em vez dos habituais 60/40, ele pode colocar até 70% da potência em um dos eixos.
As novidades continuam. O modelo recebeu a especificação Circuit, que melhora o arrefecimento. Ela consiste num radiador adicional, num intercooler com pulverização e um sistema de admissão redesenhado. Os coolers ficam visíveis nas entradas de ar laterais do GR Yaris.
A Toyota também trouxe a tração integral GR-Four, que melhora a suspensão e a rigidez da carroceria, para dar conta dessa apimentada no GR Yaris, tratado como “pocket rocket”, ou pequeno foguete.
O facelift, claro, trouxe novos desenhos de para-choques, e também uma nova grade dianteira. Internamente, o GR Yaris conta com novo painel de instrumentos de 12,3 polegadas. Os botões no cockpit foram reposicionados para, segundo a Toyota, melhorar a experiência de condução.
Infelizmente, a notícia não é totalmente boa para os fãs brasileiros. O Toyota GR Yaris dificilmente será lançado por aqui…