Numa avaliação sobre um produto, nada melhor do que os próprios consumidores dizerem o que acham, não é verdade? O portal Consumer Reports elencou as notas das principais montadoras do mundo e chegou ao ranking das marcas de carros mais odiadas e mais amadas pelos seus clientes.
A pesquisa reflete, em geral, a opinião de clientes americanos, mas é interessante vermos como algumas marcas que frequentam nosso mercado (algumas há umas boas décadas) se saem lá fora.
É o caso, por exemplo, da Volkswagen, a segunda que mais vende no Brasil. No ranking das marcas de carros mais odiadas, ela fica em segundo, à frente, apenas, da Infiniti. A lista possui 29 marcas diferentes de carros. A Nissan é a terceira pior.
Do outro lado, entre as mais amadas, a Rivian é a primeira. Costumeiramente, a Tesla aparecia no topo da tabela, mas agora é outra empresa de carros elétricos a queridinha do povo. Depois da Rivian aparecem a Mini, a BMW, a Porsche e a Tesla, relegada para a quinta posição.
Das marcas populares no Brasil, aparecem a Honda, em 10º, a Chevrolet em 11º, e a Toyota em 12º. Na lista não há a campeã de vendas no Brasil, a Fiat, mas outras marcas do grupo Stellantis aparecem. E mal. A Chrysler foi apenas a 23ª marca de carro mais amada do mundo e a Jeep a 26ª. Na ótica invertida, a Chrysler foi a 7ª mais odiada e a Jeep, a 4ª.
Confira abaixo as marcas de carros mais odiadas e amadas do mundo.
Posições | Marcas | Satisfação |
---|---|---|
1º | Rivian | 86% |
2º | Mini | 77% |
3º | BMW | 76% |
4º | Porsche | 76% |
5º | Tesla | 74% |
6º | Genesis | 73% |
7º | Lexus | 73% |
8º | Subaru | 70% |
9º | Ram | 69% |
10º | Honda | 69% |
11º | Chevrolet | 69% |
12º | Toyota | 69% |
13º | Hyundai | 68% |
14º | Acura | 68% |
15º | Ford | 67% |
16º | GMC | 67% |
17º | Mazda | 66% |
18º | Volvo | 66% |
19º | Lincoln | 65% |
20º | Buick | 64% |
21º | Kia | 63% |
22º | Cadillac | 61% |
23º | Chrysler | 60% |
24º | Mercedes-Benz | 59% |
25º | Audi | 59% |
26º | Jeep | 58% |
27º | Nissan | 55% |
28º | Volkswagen | 51% |
29º | Infiniti | 43% |
Alguns pontos foram destacados nesta pesquisa. A Volkswagen, por exemplo, é odiada por causa da falta de facilidade nos comandos, e também pela má dirigibilidade. A Ram é amada por clientes que curtem um armazenamento, como porta-copos e outros porta-objetos. E os donos odeiam os preços que a Mercedes cobra de seus carrões de luxo. Quem ama pagar cada centavo de seus carros são os clientes da Tesla.
Clientes mais satisfeitos com os preços da marca:
Posições | Marcas |
---|---|
1º | Tesla |
2º | Hyundai |
3º | Rivian |
4º | Toyota |
5º | Mazda |
6º | Kia |
———- | —————– |
29º | Mercedes-Benz |
Clientes mais satisfeitos com o conforto da marca:
Posições | Marcas |
---|---|
1º | Porsche |
2º | Genesis |
3º | Audi |
4º | BMW |
5º | Lexus |
6º | Rivian |
———- | —————– |
29º | Infiniti |
Clientes mais satisfeitos com a dirigilidade da marca:
Posições | Marcas |
---|---|
1º | Tesla |
2º | Rivian |
3º | Porsche |
4º | BMW |
5º | Genesis |
6º | Lincoln |
———- | —————– |
29º | Volkswagen |
Clientes mais satisfeitos com os porta-trecos da marca:
Posições | Marcas |
---|---|
1º | Ram |
2º | Lincoln |
3º | Tesla |
4º | Chrysler |
5º | Rivian |
6º | Ford |
———- | —————– |
29º | Audi |
Clientes mais satisfeitos com a usabilidade de botões, comandos e seletores da marca:
Posições | Marcas |
---|---|
1º | Genesis |
2º | Lincoln |
3º | Jeep |
4º | Cadillac |
5º | BMW |
6º | Buick |
———- | —————– |
29º | Volkswagen |