Foram apenas 5.401 vendas em sua passagem anterior. E o Ford Territory volta ao Brasil na versão 2024, com mudanças para brigar contra rivais da Jeep. É o mesmo modelo já vendido no México desde setembro de 2022.
É correto dizer que ele deverá roubar alguns clientes da dupla da Jeep. No tamanho, dá para compará-lo com o Jeep Commander. No preço, a briga é com a versão de topo do Jeep Compass. Em versão única, a Titanium, o Ford Territory volta ao Brasil custando R$ 209 mil.
Importado da China, o Ford Territory volta com características típicas do país asiático, como amplas telas digitais, painel grande e recheado de funções e amplo espaço interno.
São agora 4,63 m de comprimento, 1,71 m de altura, 1,93 m de largura e 2,72 m de distância entre-eixos. O porta-malas ganhou mais 100 litros, chegando a 448 litros.
Da antiga geração, quase tudo mudou. Os únicos itens que ficaram foram o motor 1.5 turbo, de 169 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, e os freios a disco. O restante é novo. O câmbio, por exemplo, deixa de ser do tipo CVT e passa a ser de dula embreagem e 7 marchas.
Entre os itens de série, são seis airbags (frontais, laterais e cortina), controle de cruzeiro adaptativo (que mostra até a distância em metros do carro da frente), monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e assistente de permanência em faixa. São quatro modos de condução: Normal, Eco, Serra Colina e Sport.
O modelo também vem com carregador de celular por indução, porta-malas com abertura e fechamento elétricos, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado de duas zonas e câmera de 360 graus.
Segundo o Inmetro, o consumo do novo Ford Territory é de 9,5 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada. O Ford Territory volta às concessionárias até a virada para o mês de setembro.